Qual o peixe mais veloz? E o animal terrestre mais rápido, você sabe? E o automóvel? E o computador? Descubra quais os animais, automóveis, aviões, computadores com maior velocidade nas linhas a seguir.

 

O peixe mais veloz dos oceanos é o agulhão-vela, também conhecido como peixe-espada. Graças à nadadeira dorsal e à extremidade longa do focinho, que ajuda a diminuir a pressão da água, o agulhão consegue se locomover a uma velocidade de 110 quilômetros por hora.

 

Com uma velocidade de 115 quilômetros por hora, o guepardo, um felino comumente encontrado nas savanas africanas, é o mamífero mais rápido do planeta. As unhas expostas (que evitam derrapagens nas curvas) e a cauda longa, além de outros fatores contribuem para que ele alcance essa velocidade surpreendente.

 

O falcão peregrino não é somente a ave mais rápida, é o mais veloz animal do planeta. Ao mergulhar no ar para capturar sua presa, ele atinge a extraordinária velocidade de 320 quilômetros por hora. O detalhe é que o falcão peregrino é uma ave pequena, com apenas 1,5 quilo e comprimento entre 38 e 52 centímetros.

 

Até o ano de 2015 (devemos levar em consideração que a tecnologia muda num ritmo alucinante), a aeronave mais veloz era o X-15A2, um avião experimental desenvolvido pela Nasa nos anos 70. Ele ultrapassava em muito a velocidade do som, chegando a 7.000 quilômetros por hora. O avião de passageiro mais rápido da história foi o Concorde, feito numa parceria entre o Reino Unido e a França. O concorde chegava a 2200 quilômetros por hora, que permitia cruzar o oceano Atlântico em menos de quatro horas. Nem o X-15A2 nem o concorde são mais produzidos.

 

O recorde de trem mais rápido do mundo muda todos os anos. Inicialmente, eram os trens-balas europeus, que foram ultrapassados pelos japoneses, que acabaram comendo poeira dos chineses. Com uma velocidade de 350 quilômetros por hora, o trem-bala que liga as cidades chinesas de Guangzhou e Wuhan é o atual recordista mundial de velocidade.

 

O automóvel comercial mais rápido é o europeu Bugatti Veyron SuperSport. Com 1.217 cavalos de potência, o Veyron pode atingir velocidade de 430 quilômetros por hora.

 

O computador mais rápido é o Tianhe-2, um supercomputador construído na China. Ele tem capacidade de 33,86 petaflops por segundo (1 petaflop é igual a 1 quatrilhão de flops). Só para se ter uma ideia de como a tecnologia avança rapidamente, faz apenas 6 anos que o primeiro computador a romper a marca de 1 petaflop foi construído.

 

A ventania mais rápida foi registrada em 1999 durante a passagem de um tornado pelo estado norte-americano de Oklahoma. Os ventos medidos pelos cientistas chegaram a incrível marca de 470 quilômetros por hora, algo nunca antes registrado. O tornado destruiu mais de 200 residências e matou quatro pessoas.

 

O homem mais veloz do mundo atualmente é o atleta jamaicano Usain Bolt. Acredite se quiser, mas Bolt já completou uma corrida de 100 metros rasos em aproximadamente 10 segundos, e uma de 200 metros em menos de 20 segundos.

 

A velocidade de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo é de 1.700 quilômetros por hora na região do Equador (importante: quanto mais próximo dos polos, menor a velocidade). A velocidade de rotação em torno do Sol, completada em 365 dias, é de 107.000 quilômetros por hora. Em relação ao centro da Via Láctea, nosso planeta viaja a 1.000.000 de quilômetros por hora, nada além disso.

 

A Via Láctea move-se em direção à galáxia de Andrômeda com uma velocidade de 300 quilômetros por segundo. A nossa galáxia faz parte de um aglomerado de galáxias chamado Grupo Local, que se move em direção a um aglomerado ainda maior a 500 quilômetros por segundo.

 

Nada, porém, supera a luz. Com velocidade aproximada de 300.000 quilômetros por segundo ou  299.792.458 metros por segundo, ela é capaz de dar 7,4 voltas na terra em um rápido piscar de olhos. A velocidade da luz é usada como parâmetro para medir as distâncias no universo.

 

Obs.: os dados aqui colhidos são referentes aos anos de 2013 a 2015.

 

Fontes: Wikipédia, Mundo Estranho, Hyperscience, Galileu, Enciclopédia Ilustrada Folha.

 

Share: