
O Egito não é o único país onde existem pirâmides, e tampouco é o país com maior quantidade dessas construções. Veja nas próximas linhas alguns fatos interessantes e surpreendentes sobre as pirâmides do Egito. Você sabia, por exemplo, que elas podem ter sido construídas por homens livres, não por escravos?
Os egípcios não foram os únicos a construir pirâmides. Existem pirâmides em vários países – Sudão, México, Guatemala, Peru, Grécia e China –, construídas pelas mais diversas civilizações. As mais famosas fora do Egito são as pirâmides maias, localizadas no México e Guatemala.
Existem cerca de 110 pirâmides conhecidas no Egito. O país com o maior número de construções desse tipo, no entanto, é provavelmente o vizinho Sudão – chamado na antiguidade de Núbia –, com cerca de 250 pirâmides.
Ao contrário do que se imagina, a palavra pirâmide não provém da antiga língua egípcia. Ela foi formada a partir das palavras gregas “pyra” (que significa luz, fogo) e “midos” (cujo significado é medidas).
Por que os três grandes – e mais famosos, devemos reconhecer – monumentos são chamados de pirâmides de Gizé? Por estarem localizados no planalto de Gizé, na periferia do Cairo, capital do moderno Egito. Gizé é também uma cidade da região metropolitana do Cairo.
Queóps, Quéfren e Miquerinos foram pai, filho e neto.
A mais famosa pirâmide egípcia é a de Khufu – ou Quéops, seu nome em grego. Construída em 2550 antes de Cristo, ela é a única das… CONTINUE A LEITURA