Formada por países como Arábia Saudita, Iêmen e Emirados Árabes, entre outros, a Península Arábica é mais conhecida como Arábia. Veja nas linhas a seguir algumas curiosidades sobre essa região, algumas bastante interessantes. Você sabia, por exemplo, que ela é responsável por grande parte do petróleo produzido no mundo?

 

Também conhecida como Península Arábica, a Arábia é a maior península do mundo. Localiza-se no sudoeste da Ásia, próximo ao continente africano.

 

A Arábia compreende a Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Qatar e Kwait, além de partes da Jordânia e Iraque.

 

O maior e mais populoso país da península é a Arábia Saudita. Já o menor país é o Bahrein.

 

Se somarmos toda a população da região, teremos 77 milhões de pessoas (dados de 2015). Com 24 milhões de habitantes, a Arábia Saudita é o mais populoso, seguida pelo Iêmen, com 20 milhões.

 

As cidades mais populosas são Riad, com 4,7 milhões de habitantes; Jidah, com 3,1 milhões; Dubai, com 2,1 milhões; e Meca, com 1,4 milhão.

 

A língua predominante é o árabe, falado por quase 100% da população.

 

Quase todo o território arábico é coberto pelo deserto. Com 2,3 milhões de metros quadrados, o Deserto da Arábia é o segundo maior deserto do mundo.

 

As temperaturas são extremas, oscilando entre 40º e 50º Celsius durante o verão e 5º e 15º Celsius no inverno.

 

A Arábia é banhada pelo Mar Vermelho, Golfo de Aqaba, Golfo Pérsico e Golfo de Omã.

 

Dos 10 maiores produtores de petróleo do mundo, cinco ficam na Arábica ou em regiões próximas, como o planalto do Irã.

 

A Arábia Saudita é o maior exportador de petróleo do mundo. Aliás, o petróleo é responsável por 90% das exportações e 75% da renda do país.

 

Em torno de 95% da população segue a religião islâmica, principalmente de vertente sunita.

 

O maior centro turístico da região é a cidade de Meca, considerada sagrada pelos muçulmanos. Ela atrai todos os anos peregrinos oriundos do mundo inteiro.

 

O edifício mais alto do mundo fica na Península Arábica, mais propriamente em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Trata-se do Burj Khalif, uma torre pontiaguda com 828 metros de altura, o equivalente a 163 andares.

 

O maior relógio do mundo – maior até que o famoso Big Ben, em Londres – foi inaugurado recentemente em Meca, Arábia Saudita.

 

A maior parte dos países é governada por dinastias familiares, como os Saud, na Arábia Saudita, e os Al Said, em Omã.

 

Share: