Você sabia que a Croácia foi juntamente com a Bósnia e a Sérvia e outras repúblicas, parte da antiga Iugoslávia? Sabia que a sua capital é a cidade de Zagreb? E que foi provavelmente na Croácia que surgiu a raça de cães dálmata? Veja essas e outras curiosidades sobre esse fascinante país nas linhas abaixo.
A palavra Croácia veio provavelmente do francês croate que, por sua vez, pode ter se originado de horvat, que significa “montanheses”.
Assim como a Sérvia, Bósnia, Montenegro, Macedônia e Eslovênia, a Croácia fez parte da antiga Iugoslávia. A Croácia se tornou independente da Iugoslávia em 1991.
O idioma falado no país é o servo-croata – do ramo eslavo, da árvore indo-europeia – e o alfabeto utilizado é o romano.
A capital da Croácia é Zagreb.
As principais cidades do país são Zagreb, Split, Rijeka, Osijek e Zadar.
Existem vestígios da ocupação humana na Croácia com mais de 3 mil anos de idade. Os cientistas, porém, estão convictos de que a Croácia já foi habitada por neandertais.
Os croatas são de origem eslava. Os povos eslavos habitam o leste da Europa e compreendem russos, búlgaros, tchecos, poloneses, sérvios, ucranianos e eslovenos, entre outros.
Embora pequeno, o litoral da Croácia possui mais de 1.000 ilhas. Somente 100 são habitadas.
A maior parte da população croata segue o catolicismo romano.
A teoria mais difundida sobre a origem dos sobrenomes sérvio-croatas é que o sufixo “ic” é, na verdade, um diminutivo. O sobrenome Petrovic, por exemplo, significa Pequeno Pedro ou Pedrinho.
A primeira vez que a seleção da Croácia participou de uma Copa do Mundo foi em 1998, na França. Logo nessa primeira participação, ela conquistou o 3º lugar.
A região mais conhecida da Croácia é a Dalmácia (que também abrange parte da Bósnia-Herzegovina e de Montenegro). Foi na Dalmácia que se originou o cão da raça dálmata, espalhado pelo mundo pelos romanos.
Um dos maiores destinos turísticos da Croácia é a cidade medieval de Dubrovinic.
Outro ponto turístico popular na Croácia, é a ilha Hvar. Embora possua vinhedos, campos de lavanda e colinas belíssimas, Hvar chama mais a atenção por suas pequenas vilas e praias de águas cristalinas. Foi considerada pela revista Traveler uma das 10 ilhas mais bonitas do mundo.
Um dos jogos prediletos dos croatas é o picigin. O picigin é praticado nas praias e consiste em cinco jogadores com água do mar até os tornozelos estapeando uma bola. Os jogadores tem que manter a bola, normalmente de borracha, seca.
A gravata é um acessório inspirado em antigas vestimentas militares croatas, usadas no século XVII. Foi criada pelos franceses, que se basearam num regime croata de passagem por Paris em 1668. A gravata croata era basicamente uma espécie de cachecol de musselina e linho que mantinha o pescoço fresco no verão e quente no inverno.