O Brasil dos anos 70 vivia sob forte ditadura. Centenas de pessoas morreram ou desapareceram nos seus porões. Foi o caso do ex-deputado Rubens Paiva, que desapareceu após ser preso por agentes do regime militar. Sua morte só foi confirmada 40 anos depois, após depoimentos de ex-militares à Comissão Nacional da Verdade.

 

O ex-militar Carlos Lamarca é descoberto no interior da Bahia e assassinado por agentes do regime. Depois de desertar das Forças Armadas, Lamarca se juntou a grupos de esquerda para combater o regime militar. Chegou a treinar guerrilheiros e participar de assaltos a bancos.

 

Nos Estados Unidos, os assassinos da modelo e atriz Sharon Tate são condenados à prisão perpétua. Tate foi morta em agosto de 1969 por fanáticos de uma seita comandada por Charles Mason. Detalhe: ela estava grávida de oito meses.

 

Ainda nos Estados Unidos, ocorrem protestos intensos contra a Guerra do Vietnã. O conflito só terminaria quatro anos depois, em 1975.

 

Hafez Assad torna-se presidente da Síria. Ele governaria o país até sua morte, sendo substituído por seu filho Bashar Assad. Foi durante o governo de Bashar, no inícios dos anos 2010, que ocorreram as revoltas que culminaram na Guerra Civil síria e no exílio de milhares de pessoas.

 

Surgem novos países independentes no Oriente Médio: Qatar, Bahrein e Emirados Árabes Unidos. Décadas depois, o Emirado de Dubai se tornaria um dos principais centros econômicos-financeiros da região.

 

Uma das novidades de 1971 foi a inauguração do parque de diversões DisneyWorld, na cidade de Orlando, estado norte-americano da Flórida.

 

Em Nova York, também nos Estados Unidos, crescia no horizonte um complexo de torres chamado World Trade Center. As principais referências desse conjunto eram as torres gêmeas, que dominaram a paisagem da cidade até o fatídico ano de 2001.

 

As cervejas em latas começam a ser comercializadas no Brasil. O produto foi lançado inicialmente pela Skol.

 

A Intel lança o primeiro microprocessador e a IBM, o primeiro disquete de computador.

 

Um vão de 30 metros desaba do Elevado Paulo de Frontim, no Rio de Janeiro, matando 48 pessoas.

 

Uma das mais comentadas estreias no cinema foi A Laranja Mecânica. Enquanto os críticos se derretiam em elogios ao filme de Stanley Kubrick, estreavam outros três filmes que entrariam para a história do cinema: A Fantástica Fábrica de Chocolate, Dirty Harry e First of Fury. Este último marcou a estreia da lenda Bruce Lee nos cinemas.

 

No Brasil, Arnaldo Jabor lançava Pindorama; Nelson Pereira dos Santos estreava Como Era Gostoso o Meu Francês; Silvio Back surgia com Guerra dos Pelados; e, finalmente, Roberto Faria levava Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora. Detalhe: foi nessa época que surgiu um estilo conhecido pelos próximos anos como pornochanchada, comédias com forte apelo erótico.

 

Quando ligavam a TV, os brasileiros podiam assistir programas como Buzina do Chacrinha, Clube dos Artistas e Programa Sílvio Santos. Humorísticos como Balança Mas Não Cai e Faça Humor Não Faça Guerra também podiam ser vistos. A principal estreia desse ano foi o jornalístico Jornal Hoje, no ar pela Rede Globo.

 

Um dos maiores sucessos internacional foi a música Have You Ever Seen the Rain, do grupo Creedence Clearwater Revival. O grupo Led Zeppelin lançou a sua música mais famosa: Stairway to Heaven. O cantor brasileiro com maior popularidade era Roberto Carlos, que lançou os sucessos Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos, Amada Amante e Detalhes. A música de maior sucesso, no entanto, foi Eu Te Amo meu Brasil, lançada pela dupla Don e Ravel. O cantor Waldick Soriano viveu o auge da sua carreira em 1971.

 

Descubra a nossa página sobre modas, manias e modismos clicando aqui.

Share: