Veja nos tópicos a seguir algumas rápidas curiosidades sobre Lao-tsé e a doutrina taoísta. Ainda que existam dúvidas sobre a existência do mestre, a sua obra é muito popular na China. Entendê-la significa compreender boa parte do pensamento chinês. Confira.

 

Também conhecido como Lao Tzu ou Lao Zi, o chinês Lao-tsé é conhecido como o fundador do taoísmo.

 

Inúmeras lendas cercam a vida de Lao-tsé. Uma delas conta que ele nasceu com aparência de um velho, daí a origem de seu nome (Lao Zi significa “criança velha”, ou “jovem mestre”). Muitos, no entanto, consideram tal lenda uma metáfora sobre a antiguidade do taoísmo.

 

Outra lenda defende que a mãe de Lao-tsé o concebeu após engolir uma pérola. O mais incrível é que, ainda segundo ela, a sua gestação teria durado 81 anos.

 

Acredita-se que Lao-tsé tenha sido astrólogo da corte ou provavelmente funcionário dos\ arquivo imperial. Existem ainda indícios de que tenham sido contemporâneo de Confúcio.

 

Alguns estudiosos argumentam que a própria figura de Lao-tsé é uma lenda. Além de insistirem que Lao-tsé nunca existiu como indivíduo, eles consideram a sua obra somente um compilado de antigos mestres taoístas. O Tao Te Ching teria sido escrito entre os séculos 4 e 3 antes de Cristo.

 

O taoísmo é uma filosofia de vida e religiosa chinesa, segundo a qual o ser humano deve viver em harmonia com o Tao. Entendido como “caminho”, ou “princípio”, o Tao é um conceito para a grande harmonia cósmica, uma energia divina que liga todas as coisas existentes.

 

Considerado uma obra-prima da literatura chinesa, o livro Tao Te Ching é o mais importante do taoísmo. É também conhecido como Livro do Caminho e da Virtude. Escrito por Lao-tsé, trata-se de uma coletânea de provérbios que sintetiza os ensinamentos e expõe as virtudes que conduzem ao Tao.

 

Consta que Lao-tsé teria escrito o Tao Te Ching a pedido de um guarda de fronteira, que o encontrou quando o mestre deixava a província onde vivia.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Infoescola, Superinteressante.

 

Share: