Percorra as próximas linhas e veja as curiosidades e fatos interessantes que nós reservamos sobre a história da antiga TV Tupi. Descubra quem foi seu fundador, qual a sua primeira novela e como ela sumiu definitivamente do mercado televisivo.

 

A primeira emissora de televisão do Brasil foi a TV Tupi, inaugurada em 18 de setembro de 1950, em São Paulo. A Tupi era uma emissora de propriedade do Diários Associados, grupo empresarial do magnata Assis Chateaubriand.

 

Um detalhe: a Rede Tupi de Televisão não só foi a primeira emissora de TV do Brasil, como foi de toda a América do Sul.

 

A Tupi de São Paulo foi a única emissora do Brasil até 1952, quando surgiria a TV Paulista.

 

No início, o logotipo da TV Tupi era representado por um indiozinho Tupiniquim.

 

A Tupi tinha na época da inauguração apenas três horas de programação diária, começando sempre a partir das 20h.

 

A primeira pessoa a possuir um aparelho de TV no Brasil foi uma senhora chamada Vera Faria que, por sinal, era secretária de Assis Chateaubriand.

 

Assis Chateaubriand inaugurou a TV com um discurso de duas horas. Além de discurso, a primeira transmissão contou com as benções do bispo Dom Paulo Rolim Loureiro e com um recital de poesia.

 

Na época de Chateaubriand, o grupo Diários Associados era o maior conglomerado de mídia da América Latina, reunindo diversas empresas entre jornais, revistas, emissoras de rádio e emissoras de televisão. Uma das revistas mais famosas era O Cruzeiro.

 

Além de empresário, Assis Chateaubriand exerceu cargos políticos e foi um grande incentivador das artes. Foi ele que, em parceria com Pietro Maria Bardi, construiu o Museu de Arte de São Paulo – MASP.

 

Com a inauguração da TV Tupi, entraram no ar os teleteatros. Encenados ao vivo, os teleteatros são considerados precursores da telenovela.

 

O gênero telenovela surgiu no Brasil em 1951 com Sua Vida Me Pertence, exibida na Tupi.

 

Escrita, dirigida e protagonizada por Walter Forster, Sua Vida Me Pertence permaneceu no ar de novembro de 1951 a fevereiro de 1952. Como não existia vídeo-tape na época, os capítulos eram exibidos ao vivo duas vezes por semana. Foram apenas 15 capítulos.

 

Sua Vida Me Pertence foi a primeira novela a exibir um beijo na televisão brasileira. Mas engana-se quem pensa que foi um beijo ardido e cheio de luxúria, pois não passou de um simples selinho.

 

Você sabia que o ator Lima Duarte trabalhou em Sua Vida Me Pertence? Lima é um dos mais antigos profissionais da TV brasileira e um dos atores que mais trabalharam em telenovelas.

 

A primeira novela gravada em vídeo-tape foi Gabriela, Cravo e Canela, exibida na Tupi em 1961.

 

A primeira novela de grande repercussão (diga-se, uma verdadeira mania nacional) foi O Direito de Nascer, baseada em uma rádio-novela de origem cubana. O Direito de Nascer foi exibida pela Tupi entre 1964 e 1965.

 

A falência da TV Tupi no início dos anos 80 fez com que a novela Drácula ficasse inacabada. Episódio semelhante só aconteceu com a extinção da TV Manchete, em 1988, que deixou Brida pela metade.

 

O primeiro telejornal da televisão brasileira foi o Imagens do Dia. Ele nasceu com a Tupi e durou somente um ano.

 

O primeiro telejornal de grande popularidade da TV brasileira foi o Repórter Esso, que estreou em 1953. O Repórter Esso foi apresentado até 1970, quando saiu definitivamente do ar.

 

O primeiro humorístico foi Rancho Alegre, programa que durava apenas 20 minutos. Assim como toda a programação, Rancho Alegre era exibido ao vivo.

 

O primeiro programa infantil chamava-se Gurilândia.

 

A primeira transmissão de futebol no Brasil também foi feita pela TV Tupi. A partida entre Palmeiras e São Paulo foi transmitida no dia 15 de outubro de 1950.

 

Um dos seriados de maior sucesso da grade da Tupi foi o brasileiro O Vigilante Rodoviário. Levado ao ar em 1962 e protagonizado pelo ator Carlos Miranda, a série conquistou o público adolescente e infantil. O sucesso foi tamanho que virou até história em quadrinhos. Anos mais tarde, O Vigilante Rodoviário seria retransmitido pela Rede Globo.

 

Os programas da Tupi contaram com apresentadores do calibre de Chacrinha, Hebe Camargo, Flávio Cavalcanti, Raul Gil e Silvio Santos.

 

Share: