Acompanhe o texto a seguir e descubra algumas curiosidades muito interessantes sobre a dieta dos animais. Você sabia, por exemplo, que só as fêmeas dos mosquitos picam? Sabia que pulga é capaz de consumir mais do que o seu próprio peso em sangue?

 

O mamífero mais comilão do mundo é o musaranho-pigmeu, que come por dia o equivalente ao seu próprio peso. Por falar nisso…

 

Você sabia que uma pulga consome por dia 15 vezes o próprio peso em sangue!

 

Só a fêmea do pernilongo se alimenta de sangue. O macho normalmente consome néctar.

 

Existem moscas que se alimentam de sangue. É o caso da mutuca e da mosca-dos-estábulos.

 

As moscas usam dois truques para se alimentar. O primeiro é lançado sua saliva sobre o alimento para decompô-lo e sugá-lo. O segundo, é comendo e vomitando o alimento amolecido para voltar a ingeri-lo.

 

As moscas normalmente depositam os seus ovos sobre matéria orgânica em decomposição como restos de alimentos, fezes cadáveres etc. A matéria servirá de alimento para as larvas. Uma fêmea bota em torno de 120 ovos, todos com menos 1 milímetro. Com cerca de 3 milímetros, as larvas nascem de 8 a 24 horas depois que os ovos são depositados.

 

Existe uma espécie de besouro, a lasioderma, que gosta de se alimentar de cigarros.

 

Os insetos consomem cerca de 1/6 da produção mundial de vegetais.

 

Algumas fêmeas de aracnídeos e insetos devoram o macho após o acasalamento. Esse comportamento é observado com mais frequência em aranhas e louva-a-deus. Aliás, a aranha viúva-negra possui esse nome justamente porque as fêmeas costumam se alimentar dos machos depois que se acasalam.

 

A maioria dos morcegos é insetívora (que se alimenta de insetos), mas existem espécies  que se alimentam de frutos, sementes, folhas e pequenos animais. Somente três espécies são hematófagas, ou seja, se alimentam de sangue.

 

A andorinha é capaz de comer 2 mil moscas num único dia

 

O dragão-de-Komodo possui tantas bactérias mortíferas na boca que suas vítimas morrem de infecção pouco tempo depois que são mordidas. Ele persegue a vítima até ela morrer, quando então a devora.

 

Existem lagostas que matam suas presas por meio de ondas sonoras poderosas, estalando suas pinças.

 

A língua da lula é coberta de dentes para ralar os alimentos que ela prende com os tentáculos.

 

A hiena possui um sistema gástrico que permite a ingestão de ossos. Hienas também costumam comer excrementos de outros animais.

 

Agora, uma curiosidade ainda mais nojenta: baratas podem introduzir a cabeça nas narinas de uma pessoa para comer secreções.

 

Como serpentes como a sucuri conseguem engolir presas inteiras? E como conseguem levar goela abaixo um animal aparentemente maior que elas? Essa façanha é possível graças aos maxilares flexíveis. Com eles, as serpentes podem abrir a boca à vontade. O detalhe é que elas sempre começam a engolir a presa pela cabeça.

 

Algumas serpentes se alimentam de serpentes. É o caso da cobra-rei californiana, que tem entre os seus pratos favoritos uma “bela e suculenta” cascavel. A brasileira muçurana também se alimenta de cascavéis e jararacas. Uma muçurana come em torno de 17 serpentes por ano.

 

Uma das maiores aves do mundo é a harpia, uma ave de rapina natural da Amazônia. Com seu tamanho e força, a harpia consegue caçar macacos, cachorros do mato, bichos-preguiça e até filhotes de veado.

 

Uma das aves de rapina mais curiosas é o quebra-ossos. Ele espera que as aves carniceiras devorem as carcaças de suas presas para engolir os ossos. O tamanho dos ossos não é problema. O quebra-ossos atira-os ao solo em voo e engole os pedaços.

 

Como o urubu consegue comer carniça sem adoecer? Segundo os cientistas, a proeza é do estômago, que secreta um suco gástrico que neutraliza as bactérias e toxinas presentes na carne podre.

 

A baleia cachalote é capaz de mergulhar a até 1.000 metros de profundidade para capturar seu alimento predileto, a lula gigante. E, imagine, ela é capaz também de permanecer submersa durante 75 minutos, sem subir para respirar.

 

As baleias que não possuem dentes, utilizam as placas na boca para filtrar a água do mar e reter pequenos animais, que lhes servem de refeição. Um desses animais é o krill, um parente do camarão abundante em águas como as da Antártida.

 

Uma baleia azul come cerca de 4 toneladas de alimento por dia. Só para efeito de comparação, isso equivale a 18.500 Big Macs.

 

Tigres normalmente tem medo de seres humanos. A exceção é o tigre-de-bengala do Parque Sundarbans, entre a Índia e Bangladesh. Não se sabe ainda o motivo, mas os animais dessa região incluem a carne humana no seu cardápio. Só para se ter uma ideia, eles chegavam a atacar 60 pessoas por ano durante a década de 80.

 

Ratos não gostam muito de queijo. Eles preferem alimentos com grande concentração de açúcar.

 

O urso panda se alimenta quase que exclusivamente de bambu. Um panda adulto é capaz de comer cerca de 45 quilos de bambu num único dia.

 

Os elefantes gastam cerca de três quartos de seu tempo comendo e ingerindo os alimentos. Um elefante adulto pode ingerir de 100 a 200 quilos de alimentos por dia.

 

Share: