Veja no texto abaixo uma série de curiosidades sobre as aves de rapina. Descubra algumas coisas que você devia saber sobre falcões, águias, gaviões, corujas e outras rapinantes. Você sabia, por exemplo, que os falcões são usados como aves de caça em diversos países?

 

Rapinantes ou aves de rapina são aves carnívoras que, em geral, possuem garras fortes, bicos pontiagudos e recurvados e uma impressionante visão de longo alcance.

 

Exemplos de aves de rapina: falcões, harpias, águias, açores, abutres, gaviões e corujas.

 

As rapinantes pertencem à classe das aves. As famílias são: Accipitridae, Pandionidade, Falconidae, Strigidae, Sagittariidae e Tytonidae.

 

As rapinantes representam 10% das espécies de aves e a maior parte é encontrada na América Latina. Só no Brasil existem 83 espécies.

 

Espécies do Brasil: gaviãozinho, carcará, suindara, harpia, águia cinzenta, gavião-tesoura, mocho-diabo, coruja-de-igreja, gavião-carijó, urubu-rei, falcão-peregrino, falcão-mateiro e gavião-preto, entre outras dezenas de aves.

 

A maior coruja do mundo é o bufo-real, com quase 2,76 metros de envergadura.

 

A menor ave de rapina do mundo é o falcãozinho asiático, do gênero Microhierax, que possui de 8 a 13 centímetros de comprimento. Os machos pesam cerca de 35 gramas.

 

O título de maior ave de rapina vai para o condor. A bem dizer, são duas espécies de condor: o condor-dos-andes e o condor-da-Califórnia, ambos com… CONTINUE A LEITURA

Share: