A capivara é o maior roedor do mundo. Ela possui dentes incisivos que podem atingir até 8 centímetros. Um adulto pode chegar aos 80 quilos de peso. Descubra outras curiosidades sobre ela, assim como sobre outros mamíferos comuns no Brasil: a onça, o lobo-guará, a ariranha, o tamanduaí…

 

Capivaras são excelentes nadadoras. Elas vivem perto de rios e lagoas, para onde costumam fugir no caso de perigo.

 

Uma curiosidade bem nojenta sobre as capivaras: elas comem as fezes de outras capivaras. O mais interessante é que elas sabem pela cor qual tipo de cocô pode ser comido.

 

Capivaras são animais comuns no meio urbano, inclusive na cidade de São Paulo. O problema é que elas são hospedeiras naturais de um carrapato extremamente fatal para o ser humano. Chamado de carrapato-estrela, esse tipo de aracnídeo (animais parentes das aranhas) podem transmitir febre maculosa.

 

Os preás – uma espécie de porquinho-da-Índia – são extremamente comuns na região Nordeste. Sua carne já foi bastante consumida pelo sertanejo.

 

O maior mamífero do Brasil é a anta. Quando adulta, ela pode pesar 300 quilos e alcançar em torno de 1 metro de altura.

 

O mamífero mais lento do planeta é a preguiça. Ela se move a uma velocidade de 2,2 metros por hora.

 

Preguiças não são exatamente preguiçosas, são apenas lentas. Para cada metro percorrido por ela, são percorridos 545 pelos cavalos e 45 pelos humanos.

 

A preguiça passa a maior parte da vida nas árvores. Elas não se locomovem com destreza no chão, mas, em compensação, nadam muitíssimo bem.

 

As crias da preguiça vivem com a mãe até o final do primeiro ano de vida. O desmame começa aos 3 meses. Nesse período, a mãe mastiga o alimento e dá para o filhote comer.

 

Um dos principais predadores da preguiça é a harpia – também conhecida como gavião-real –, uma ave de rapina típica das florestas tropicais da América do Sul. Com mais de 10 quilos e asas com envergadura de 2,5 metros, a harpia não só captura preguiças, como pega pequenos macacos e até filhotes de veados.

 

Imagine uma preguiça com 4 metros de altura e 4 toneladas de peso. Pois ela existiu e se chamava megatério (ou megatherium). Encontrada somente no continente americano, o megatério possuía uma língua comprida e provavelmente… CONTINUE A LEITURA

Share: