A escritora E. L. James é autora de um dos maiores best-sellers dos últimos anos: Cinquenta Tons de Cinza. Percorra as linhas a seguir e confira algumas curiosidades sobre essa autora britânica e sua trilogia sobre amor, sexo e perversão. Você vai se interessar.

 

E. L. James é o pseudônimo da escritora britânica Erika Leonard James, nascida na cidade de Londres em 1963. Erika é filha de pai escocês e mãe chilena.

 

Em 2012, E. L. James foi escolhida pela revista norte-americana Time como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.

 

Cinquenta Tons de Cinza, seu primeiro livro, foi lançado em 2011. Ele foi inspirado numa fanfiction da saga Crepúsculo escrita por E. L. James.

 

O que não falta no livro Cinquenta Tons de Cinza são palavras com referências à relação sexual. São, no total, 187 palavras diferentes. As mais repetidas são “sexo” e “foder”, a primeira com 58 aparições e a segunda, com 37.

 

Nas 455 páginas do livro, a personagem Anastasia cora “apenas” 111 vezes, o que dá uma vermelhidão a cada quatro páginas. Outra curiosidade: ela morde os lábios 22 vezes.

 

Dos livros que compõem a trilogia de E. L. James, o que tem mais cenas de sexo é Cinquenta Tons de Cinza , com 13%. Em segundo lugar, vem Cinquenta Tons Mais Escuros, com 11%; e em terceiro, Cinquenta Tons de Liberdade, com 8%.

 

E. L. James nunca esteve nas cidades – as norte-americanas Seattle e Portland – onde a história se desenrola. Para descrever os locais mencionados no livro, ela usou o Google Street View.

 

Apesar de ser ambientado nos Estados Unidos, o filme baseado no livro foi gravado no Canadá, mais precisamente na cidade de Vancouver.

 

O livro Cinquenta Tons de Cinza é um verdadeiro espaço publicitário. Diversas marcas de luxo são citadas e elogiadas pela autora. Só para se ter uma ideia, a marca de automóveis Audi é citada 14 vezes.

 

Um juiz da cidade de Macaé, estado do Rio de Janeiro, proibiu a venda do livro sem lacre nas livrarias locais. O argumento era de que Cinquenta Tons de Cinza podia ser folheado por crianças e adolescentes.

 

Com algumas exceções, o livro circulou pelas livrarias do mundo inteiro sem maiores problemas. Qualquer pessoa de qualquer idade podia comprá-lo. O filme, no entanto, foi classificado no Brasil apenas para maiores de 16 anos.

 

O livro ficou 30 semanas no topo da lista de mais vendidos do jornal norte-americano The New York Times. Aliás, ele vendeu mais de 35 milhões de cópias nos Estados Unidos.

 

O sucesso de Cinquenta Tons de Cinza foi tamanho que em apenas seis semanas ele vendeu 10 milhões de cópias, superando o bestseller O Código Da Vinci.

 

Por falar nisso, você sabia que Cinquenta Tons de Cinza foi o primeiro livro a superar a marca de 1 milhão de arquivos comercializados no leitor digital Kindle?

 

No Brasil, o livro vendeu 100 mil exemplares em duas semanas. Mas nada comparado com o sucesso na Alemanha, país onde as livrarias venderam 500 mil cópias em apenas uma semana.

 

Acredite se quiser, mas o trailer de Cinquenta Tons de Cinza foi o mais visto na internet durante o ano de 2014. Só no canal da Universal Pictures ele foi visualizado 52 milhões de vezes.

 

Nem todos sabem, mas a autora E. L. James teve participação ativa na escolha do elenco, na produção do filme e até nas filmagens.

 

Vinte dos 100 minutos de duração do filme são cenas de sexo.

 

Acredite se quiser, mas existe no Brasil uma linha de produtos eróticos baseada no livro. Chamada de Cinquenta Tons de Prazer, ela oferece géis de massagem corporal e outros produtos.

 

A produção esperava arrecadar US$ 60 milhões no primeiro final de semana em cartaz do filme. Detalhe: com apenas US$ 60 milhões de investimento, 50 Tons de Cinzas é considerada uma produção barata para os padrões de Hollywood.

 

O filme Cinquenta Tons de Cinza foi visto por meio milhão de pessoas na sua estreia nos cinemas brasileiros. Foi a quarta melhor estreia da história do Brasil.

 

Fontes: Brasil Post, Click RBS, Wikipédia, Listas Literárias, Veja.

 

Share: