Embora não possua uma obra literária extensa, Guimarães Rosa é ainda nos dias atuais considerado um dos melhores escritores brasileiros do século XX. Grande Sertão – Veredas, o seu livro mais conhecido, foi traduzido para diversos idiomas. Conheça alguns fatos desconhecidos e curiosidades sobre a sua vida.

 

O médico, escritor e diplomata João Guimarães Rosa nasceu na cidade mineira de Cordisburgo, em 1908, e morreu no Rio de Janeiro, em 1967.

 

João foi o primogênito dos seis filhos de Florduardo Pinto Rosa e Francisca Guimarães Rosa, seu “Flor” e dona “Chiquitita”.

 

Gênio precoce, João Guimarães Rosa começou a estudar francês por volta dos 6 anos de idade. Com o passar dos anos, aprendeu também inglês, alemão, espanhol, italiano e esperanto. Detalhe: ele também arranhava o russo, o grego e muitas, muitas, muitas outras línguas.

 

Ainda sobre a genialidade de Guimarães Rosa: ele se matriculou no curso de medicina da Universidade de Minas Gerais com apenas 16 anos.

 

Guimarães Rosa começou a exercer a medicina aos 21 anos. Foi nesse período que se mudou para a localidade de Itaguara, onde começou a ter contato mais profundo com a cultura do sertão, que muito influenciara sua obra.

 

Ainda aos 21 anos, se inscreveu num concurso literário da revista O Cruzeiro com quatro contos. O interessante é que ele estava mais interessado no prêmio do que em qualquer outra coisa. Os quatro contos foram premiados e publicados com ilustrações na revista.

 

Após passar em concurso público para o Itamaraty, começou a exercer a carreira diplomática em Hamburgo, na Alemanha. O curioso é que Guimarães vive… CONTINUE A LEITURA

Share: