Sabe-se tão pouco sobre a vida de Aleijadinho que a principal fonte sobre ele é uma nota biográfica escrita 40 anos após a sua morte. A certeza é que Antônio Francisco Lisboa foi um importante arquiteto, escultor e entalhador do período colonial. Um artista que levou uma vida reclusa e sofrida. Descubra aqui 12 informações curiosas sobre a sua história.

 

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu na cidade mineira de Ouro Preto em torno de 1730 e morreu em 1814.

 

Acredita-se que aleijadinho tenha aprendido o seu ofício o mestre de obras português Manuel Francisco Lisboa, de quem era filho.

 

Como era filho ilegítimo de Manuel Francisco com uma escrava, Aleijadinho acabou não sendo contemplado com a herança do pai. Apenas os filhos legítimos tiveram direito.

 

Prestou durante três anos serviço militar no Regimento de Infantaria dos Homens Pardos de Ouro Preto. Mesmo durante essa fase, não deixou de exercer as atividades de artista.

 

O primeiro projeto de Antônio Francisco foi um desenho para o chafariz do pátio do Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.

 

Na meia idade, Aleijadinho começou a sofrer de uma doença que deformou os dedos das mãos e o impossibilitava de andar. Para se locomover, ele tinha muitas vezes que… CONTINUE A LEITURA

Share: