Qual a velocidade da luz? Quanto tempo a luz do sol demora para chegar até nós? O que é ano-luz? Veja a seguir as respostas para essas perguntas, além de algumas pequenas mas interessantes curiosidade sobre a luz. Confira.

 

A velocidade da luz é de 300 mil quilômetros por segundo; 1 ano-luz é a distância percorrida pela luz no período de 1 ano.

 

Se uma estrela está situada a uma distância igual a 50 anos-luz da Terra, a luz que vemos hoje é aquela que ela emitiu há 50 anos.

 

Como a luz das estrelas demora para chegar até nós, é provável que muitos corpos celestes desse tipo que vemos na Terra não existam mais.

 

Se um ET a uma distância de 100 anos-luz estiver olhando para a Terra nesse momento, estará enxergando como era o nosso mundo em 1918.

 

A luz do Sol demora 8 minutos para chegar na Terra.

 

A velocidade de um raio luminoso é sempre a mesma (300 mil quilômetros por segundo ) e nada no universo se move mais rápido do que ele.

 

Os tripulantes de uma hipotética nave espacial em viagem próxima à velocidade da luz envelhecerão mais devagar do que os seus familiares e amigos que permaneceram na Terra. O tempo dentro da nave passará mais lentamente.

 

Outro efeito curioso da hipotética nave espacial na velocidade da luz: a massa da nave crescerá indefinidamente. Mas de onde vem essas massa? Da energia.

 

Buracos negros são corpos celestes com massa e campo gravitacional gigantescos, que atraem tudo ao seu redor. Nem mesmo a luz consegue escapar da sua força gravitacional.

 

O arco-íris surge no momento em que o Sol ilumina as gotas de água suspensas no ar – normalmente depois de uma forte chuva –, desviando e decompondo a luz branca em sete cores: azul, vermelho, amarelo, verde, laranja, anil e violeta. Ao retornar para a atmosfera, as cores aparecem em forma de arco.

 

Share: