Você sabia que a maior galáxia descoberta até hoje é a IC-1101, com aproximadamente 100 trihões de estrelas? E que a Via Láctea faz parte de um gigantesco aglomerado de 100 mil galáxias? Descubra 50 fatos muito curiosos sobre astronomia, biologia e outras áreas da ciência.

Se dermos um sumiço em todos os átomos, pessoas, planetas, constelações e galáxias, o universo continuará pesando três quartos do que pesava antes – ou seja, restarão 73% da sua massa original.

Se o Big Bang tivesse ocorrido em 1 de janeiro, a Via Láctea nasceria em 15 de março e o Sol surgiria em 30 de agosto.

A maior estrutura do universo é formada por um grupo de quasares alimentado por um buraco negro de elevada massa. Ela é tão grande que seriam necessários 4 bilhões de anos para atravessá-la na velocidade da luz.

Uma equipe de astrônomos encontrou um exoplaneta – como são chamados os planetas fora do sistema solar – com um sistema de anéis 200 vezes maior do que o de Saturno. Parte do material desses anéis está se agregando e formando luas.

A Via Láctea e suas vizinhas fazem parte de um conjunto de galáxias chamado Aglomerado de Virgem. Este, por sua vez, é parte de um super-aglomerado de 100 mil galáxias batizado de Laniakea.

A Via Láctea está em rota de colisão com Andrômeda, uma das galáxias vizinhas mais próximas. Acredita-se que ambas devem se chocar daqui a 3 bilhões de anos.

O sol leva em torno de 250 milhões de anos para dar uma volta completa na Via Láctea. Desde o surgimento da galáxia, há cerca de 13 bilhões de anos, ele deu somente 54 voltas.

Se o sol fosse do tamanho de uma célula, a Via Láctea seria comparativamente do tamanho do território dos Estados Unidos.

Se fôssemos conduzir um carro a uma velocidade constante de 160 quilômetros por hora, levaríamos cerca de 221 milhões de anos para chegar ao centro da Via Láctea.

Se você conseguisse dirigir seu carro na vertical, direto para cima, levaria apenas uma hora para chegar ao espaço (o que dá em torno de 65 quilômetros).

A contrário do que mostram os filmes de ficção científica, é impossível ouvirmos o som de uma nave explodindo no espaço. Motivo: o som não se propaga no vácuo.

O universo têm cheiro parecido com o de metal quente, fumaça de óleo diesel e fumaça de churrasqueira.

A luz do sol demora 8 minutos e 17 segundos para chegar na Terra. Se ele explodisse nesse momento, nós só saberíamos daqui a 8 minutos.

A luz de muitas estrelas leva milhares e até milhões de anos para chegar até nós. Se uma estrela a 15 mil anos-luz de distância explodir nesse momento, nós só veremos esse evento daqui a 15 mil anos.

A cada minuto, em algum lugar do universo, uma estrela explode e brilha mais do que toda uma galáxia.

A famosa mancha vermelha do planeta Júpiter é uma tempestade que já dura 400 anos. Detalhe: ela é três vezes maior do que a Terra.

Existem 5 planetas-anões no sistema solar: Plutão, Ceres, Éris, Haumea e Makemake. Mas a fila de prováveis astros similares é imensa, com mais de 20 candidatos. Alguns até receberam nomes: Palas, Hígia, Orco, Varuna, Vesta, Quaoar…

A Terra gira a 1.600 quilômetros por hora, mas viaja em sua órbita ao redor do sol a uma velocidade de 107 quilômetros por hora.

Quando o vulcão Krakatoa entrou em erupção em 1883, a força de sua explosão foi tão grande que pode ser escutada a mais de 7.700 quilômetros de distância, na Austrália.

A maior erupção vulcânica da história ocorreu há 250 milhões de anos onde hoje é a Sibéria. Ela foi responsável pela extinção de 96% da vida na Terra.

Dos cerca de 90 elementos químicos existentes na natureza, apenas 17 são responsáveis por todas as reações químicas que ocorrem em seu corpo.

Setenta por cento do seu corpo é pura água. Como a água é formada principalmente por hidrogênio, ele é o elemento mais comum no corpo humano. Por sinal, ele é também o elemento mais abundante no universo conhecido.

Em um período de 100 anos, uma molécula de água passa menos de uma semana na atmosfera, 2 semanas em lagos e rios, 20 meses em forma de gelo e cerca de 98 anos nos oceanos.

Apenas 2,7% de toda a água do mundo é própria para consumo. Se colocássemos toda a água existente no planeta em uma garrafa gigante, a água potável equivaleria a uma gota.

Uma pessoa adulta perde em torno de 15 gramas de pele por dia. Boa parte da poeira de uma casa é constituída de pele das pessoas que moram lá.

Os cabelos crescem cerca de 1 centímetro por mês. O curioso é que eles crescem mais rápido no verão e durante o dia do que no inverno e durante a noite.

Uma pessoa caminha em torno de 160 mil quilômetros durante toda a vida. Isso equivale a dar a volta na Terra quatro vezes seguidas.

Durante o período de 1 ano, o coração bombeia nada menos que 262.800 litros de sangue, o que daria 26,5 caminhões-tanques de 10 mil litros.

Pessoas com mais de 50 pintas no corpo são mais suscetíveis ao câncer de pele. Quanto maior a quantidade de pintas, maior a vulnerabilidade da pele.

Se fosse possível colocar todos os seres vivos do planeta em uma balança, 80% do peso viria dos micro-organismos – diga-se vírus e bactérias.

Um dos mais terríveis parasitas que existem é a ameba Naegegleria fowleri. Se uma pessoa mergulhar em uma piscina ou lago com esse tipo de criatura, pode ser infectada e ter o cérebro devorado por ela.

O menor mamífero do mundo é o musaranho, com apenas 10 centímetros. Quando nasce, ele é menor do que uma abelha.

A hiena é o mamífero com a mordida mais forte. Uma mordida de uma hiena é capaz de esmagar os ossos de sua vítima. Ela também possui um sistema gástrico que permite a digestão de ossos.

O animal que produz a maior quantidade de fezes é a baleia-azul. Uma única baleia é capaz de produzir 90 quilos de cocô por dia.

De acordo com os cálculos da OMS (Organização Mundial da Saúde), existem três ratos para cada pessoa no mundo. Como a população mundial é de 7 bilhões de pessoas, isso dá 21 bilhões de ratos.

Mais de 80% das pesquisas feitas com animais envolvem ratos de laboratório. Ao todo, morrem 90 milhões de ratos e camundongos por ano em experiências científicas.

O beija-flor bate as asas 90 vezes por segundo, quatro vezes mais rápido do que uma libélula. Ele também é capaz de voar para trás e até de ponta cabeça.

Quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? Resposta: o ovo. Peixes, anfíbios e répteis já desenvolviam ovos antes do surgimento das primeiras aves.

Crocodilos dificilmente desenvolvem infecções. O sangue deles possui um antibiótico natural que faz com que os ferimentos cicatrizem rapidamente.

Tubarões são capazes de sentir o cheiro de uma gota de extrato de peixe num raio de aproximadamente 2.000 metros. Eles também conseguem sentir uma gota de sangue em 100 partes de água.

Pode parecer estranho, mas o coração do camarão fica na cabeça. Aliás, não só o coração, mas todo o sistema digestivo desse animal fica na sua cabeça.

Aranhas, ácaros, tatuzinhos e centopeias não são insetos. Aranhas e ácaros são aracnídeos, tatuzinhos são crustáceos e centopeias são quilópodes.

A maior colônia de formigas do mundo possui 6 mil quilômetros de extensão, se divide em milhões de formigueiros e ocupa o litoral de dez países europeus.

As moscas esfregam as patas para limpá-las. As patas possuem receptores de aroma e sabor que precisam estar limpos para que elas possam “reconhecer” novos alimentos.

O animal mais forte do mundo é o besouro-rinoceronte. Ele consegue carregar 850 vezes o peso do seu corpo. o equivalente a um homem carregar 75 carros nas costas.

Todos sabem que não existe elefantes na Sibéria. Essa região do norte do planeta é, no entanto, uma grande exportadora de marfim. Motivo: a quantidade de fósseis de mamute, um parente extinto do elefante, que é encontrada por lá.

O maior tubarão que já existiu foi o megalodonte. Ele era três vezes maior do que o moderno tubarão-branco. Seus dentes tinham até 20 centímetros de comprimento.

Charles Darwin nunca disse que o homem veio do macaco. Ele apenas afirmou que seres humanos e macacos podiam ter um ancestral em comum, provavelmente um primata.