Inglês fluente, essa é a primeira exigência para quem pretende seguir a carreira de astronauta. Ter curso superior em ciências biológicas ou exatas é o segundo requisito. A terceira exigência é disponibilidade para passar meses fora do Brasil. Não é propriamente uma exigência, mas cursos de mergulho e pilotagem também ajudarão o candidato. Quinta exigência: ter boa saúde.

 

Os possíveis astronautas devem passar por treinos em astronomia, mergulho e pilotagem de aviões. Detalhe: tudo isso sem a garantia de que realmente vá um dia para o espaço.

 

No início, o candidato passará boa parte do dia cuidando da rotina administrativa. Só 30% desse tempo será gasto com treinamento. A situação só começará a se inverter faltando pouco tempo para a missão espacial.

 

Um traje espacial pesa aproximadamente 127 quilos e leva 45 minutos para ser vestido.

 

O traje do astronauta possui camadas térmicas que protegem da radiação, bem como do frio e do calor. Um traje possui, no total, 14 camadas.

 

É difícil de acreditar, mas um único traje de astronauta chega a custar US$ 20 milhões.

 

O visor possui três camadas, uma para cada situação: bloquear a radiação no caso de tempestade solar, enfrentar situações de poucas luminosidade e enxergar em ambientes mais claros.

 

Todos os astronautas, sem exceção, são obrigados a usar fraldões durante o lançamento dos foguetes. Como não podem ir ao banheiro (e não tem como!) durante a viagem até a Estação Espacial Internacional, fazem as necessidades nos fraldões.

 

O astronauta à bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) dorme cerca de 8 horas e trabalha de 10 a 12 horas por dia.

 

Para evitar o atrofiamento da musculatura – um dos efeitos da falta de gravidade -, o astronauta em serviço na EEI deve fazer duas sessões diárias de exercícios.

 

Astronautas dormem na vertical em sacos de dormir presos na parede.

 

Após escovar os dentes, o astronauta engole o creme dental.

 

Para fazer a barba, os tripulantes da EEI usam um creme de barbear especial, que impede que os pelos flutuem. Detalhe: eles também não usam água.

 

A máquina de cortar cabelo não só corta como suga os fios para que não fiquem soltos na Estação.

 

Como os fios de cabelo recém-cortados, as unhas não podem ficar flutuando a esmo na EEI. Para evitar que flutuem e danifiquem os aparelhos da Estação (ou mesmo fira alguém), a tripulação deve cortá-las sobre um exaustor de ar, que suga os pedacinhos.

 

Vegetais como o espinafre são desidratados. Para comê-los, o astronauta terá que molhá-los como um pouco de água.

 

Assim como os demais alimentos, as sobremesas geralmente são servidas em embalagens lacradas. Detalhe: é sempre pudim de chocolate ou de qualquer outra coisa.

 

A ausência e gravidade faz com que os astronautas voltem para a Terra de 4 a 6 centímetros mais altos.

 

Os astronautas à bordo da EEI veem o Sol nascer “apenas” 16 vezes por dia.

 

Fontes: Wikipédia, Terra, IG, Guia dos Curiosos.

 

Share: