A origem do nome do estado do Amapá é bastante controversa. Uma das versões mais populares é a de que “Amapá” seria originário do idioma tupi e significa “terra que acaba”.

 

O Amapá só passou a ser oficializado como estado em 1988. Até então, era considerado apenas território brasileiro. A primeira eleição para governador ocorreu somente em 1990.

 

A capital e maior cidade do estado é a capital, Macapá.

 

A região metropolitana de Macapá compreende apenas duas cidades: Macapá e Santana. Somadas, as populações de ambas compreendem 557 mil pessoas.

 

Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, daí que a população pode testemunhar o equinócio (quando os raios do sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador) duas vezes por ano.

 

Macapá possui um estádio (Estádio Zerão) que fica exatamente em cima da Linha do Equador. Metade do Campo fica no hemisfério norte e metade no hemisfério sul.

 

Tanto a bandeira quanto o brasão da cidade de Macapá possuem uma representação da Fortaleza de São José de Macapá, construído em 1764. Ele também é representado pela forma geométrica parecida com uma estrela na bandeira do Amapá (imagem acima). Sua principal função era proteger o território das invasões francesas.

 

A cidade mais ao norte do Brasil é Oiapoque, no Amapá. Ela faz divisa com a Guiana Francesa e o oceano Atlântico. Possui em torno de 24 mil habitantes que… CONTINUE A LEITURA

Share: