Você sabia que existem diversas festas de origem japonesa no Brasil? Sabia que foi criada uma festa em homenagem à polenta? E que é possível celebrar o carnaval ao som de heavy metal? Descubra essas e outras curiosidades sobre coisas que só existem no Brasil nas linhas abaixo.

 

Fazendas de tartarugas para abate: nem todos os brasileiros sabem, mas a carne de tartaruga é bastante consumida nas regiões Centro-Oeste e Norte. Existem no Pará e em outros estados criadouros desses animais para abate. Em São Paulo e Brasília, alguns abatedouros legalizados pelo IBAMA vão além da tartaruga. Eles abatem animais como queixadas, capivaras, jacarés, cutias e outros para restaurantes que servem carnes exóticas.

 

Festa da Pitomba – ela ocorre na época da colheira da pitomba, uma fruta encontrada na floresta amazônica e Mata Atlântica, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Barracas típicas, procissões e outros eventos distraem os visitantes. O seu nome oficial é Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, uma santa bastante venerada na região.

 

Festa do Ovo: tradicional na cidade paulista de Bastos, a Festa do Ovo reúne milhares de pessoas todos os anos. Além de exposições de produtos para avicultura, ela promove diversos eventos relacionados à cultura japonesa como apresentações de taikô, karaokê etc. Um dos pontos fortes é o concurso que elege a granja que produz os ovos de melhor qualidade do Brasil. Uma observação: grande parte da população de Bastos (o maior produtor de ovos do Brasil) é de origem japonesa.

 

Festa do Pinhão: realizada em Lajes, Santa Catarina, a Festa do Pinhão reúne diversos produtores desse produto típico do Centro-Sul. Além de degustar pratos e comprar produtos à base de pinhão, o público pode assistir diversos shows musicais (em 2 015, ela contou com apresentações de Fernando e Sorocaba, Titãs, RPM e Tribo de Jah).

 

Festa da Polenta – A Associação Festa da Polenta, de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, organiza todos os anos a festa que dá nome a esse famoso prato de origem italiana. Apresentações musicais, barracas com pratos típicos e eleição da Rainha da Polenta são algumas das atrações. O ponto alto é o Tombo da Polenta, quando um panelão gigante entorna a maior polenta do Brasil (com mais de 1 tonelada), que é cortada e servida aos visitantes.

 

FestQueijo – apresentações de grupos folclóricos e musicais, feira de produtos típicos e torneios esportivos são algumas das atrações desse evento, que ocorre em Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. O seu ponto forte é o festival gastronômico, que oferece os mais variados vinhos e queijos para os visitantes. A cidade de Carlos Barbosa é uma das maiores produtoras de queijo do Brasil.

 

Festival da Mentira – O Festival da Mentira é um evento que ocorre anualmente na cidade gaúcha de Nova Bréscia. A programação conta com vários eventos, como shows musicais. O mais aguardado é, no entanto, o concurso de mentiras. O autor da melhor mentira do ano leva uma automóvel zero quilômetro como prêmio.

 

“Matsuris” japoneses – os matsuris são festivais tradicionais que ocorrem em diversas localidades do Japão. Alguns foram trazidos pelos imigrantes desse país e realizados uma vez por ano em locais como o bairro da Liberdade, em São Paulo, capital. Um deles é o Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas. Além de feirinha com produtos típicos, o festival conta com cerimônias xintoístas e apresentações folclóricas nipônicas. Os visitantes podem escrever os seus desejos em cartões, que são pendurados em bambus e mais tarde queimados numa cerimônia xintoísta. Os japoneses acreditam que os desejos são enviados às estrelas.

 

Carnaval de lama: pular o carnaval na lama é coisa comum em cidades como Santa Bárbara do Sul (RS), Piracicaba (SP) e Paraty (RJ). O Bloco da Lama de Paraty desfila todos os anos na cidade. Além de tomar “banho” de lama, seus integrantes usam trapos e carregam coisas como cipós e caveiras.

 

Carnaval zumbi – um dos principais atrativos do carnaval de Curitiba é a marcha de zumbis, que reúne mais de 15 mil amantes dos filmes de terror. Caracterizados como mortos-vivos, os participantes protagonizam uma das maiores “zombie walks” do Brasil. Ela costuma acontecer no domingo de carnaval.

 

Carnaval metaleiro – não é propriamente um festival para fãs de heavy metal, mas para fãs de rock. O Curitiba Rock Carnival acontece no feriado prolongado de carnaval, com shows de diversas bandas. Juntamente com a marcha de zumbis, ele movimenta o insípido carnaval curitibano.

 

Miss Brasil Gay – tradicional na cidade mineira de Juiz de Fora, o Miss Brasil Gay movimenta a economia da cidade. Ele atrai milhares de turistas, que engordam o caixa de hotéis, restaurantes e rede de comércio. Com desfiles de trajes típicos e outras semelhanças com os demais concursos de miss, elege a mais bela transexual do país.

 

Cemitérios na avenida Paulista: a maioria dos brasileiros não sabe, mas a avenida mais famosa de São Paulo é vizinha de cinco necrópoles. A menos de 15 minutos de caminhada da Paulista estão dois dos mais importantes cemitérios da cidade: o Consolação e o do Araçá. Ao lado do Araçá existe ainda um cemitério de padres e freiras e em frente, um protestante (grande parte dos jazigos são de trabalhadores ingleses). O quinto cemitério, também protestante, está atrás do Consolação.

 

Turismo em cemitérios: cemitérios como o carioca São João Batista e o paulistano Consolação possuem guias turísticos especializados em arte tumular e com amplo conhecimento do local. Eles mostram aos visitantes quais personalidades estão sepultadas nessas necrópoles, mostrando o túmulo de cada uma. Caso queira fazer o “passeio” por conta própria, o turista recebe um mapa com a indicação de todos os túmulos de pessoas famosas. No Cemitério da Consolação estão sepultados Monteiro Lobato, Mário de Andrade, Marquesa de Santos e outros.

 

Praias de rio: existem praias fluviais em São Paulo (mais propriamente onde a água do rio Tietê é límpida), Mato Grosso, Pará, Amazonas, Tocantins e outros estados. As praias do Tocantins atraem milhares de turistas para as margens dos rios Araguaia e Tocantins. Na Praia da Raposa, no rio Tocantins, os banhistas podem desfrutar de toda a infraestrutura de uma praia de mar.

 

Segundo maior restaurante do mundo – localizado em Curitiba, no Paraná, o restaurante Novo Madalosso é o maior das Américas e segundo maior do mundo. Possui 10 salões (todos com nomes de cidades italianas) e 1 400 mesas. Possui capacidade para atender 4.645 pessoas e só fecha duas vezes por ano: 24 e 31 de dezembro.

 

Maior jardim a beira-mar do mundo – o jardim da orla de Santos, em São Paulo, é considerado o maior do mundo. Com 5 335 metros de extensão e 218 800 metros quadrados, ele possui mais de 100 espécies de plantas e 1 300 canteiros. Fica na orla de diversas praias. Possui aquário, monumentos e feirinha de artesanato.

 

Maior arquipélago fluvial do mundo – Mariuá é um arquipélago no rio Negro, no estado do Amazonas. Possui uma extensão de 140 quilômetros e mais de 700 ilhas. O curioso é que fica pertinho do segundo maior arquipélago fluvial: Anavilhanas, com 100 quilômetros e 400 ilhas.

 

Maior ilha fluvial do mundo – localizada na divisa do Tocantins com o Mato Grosso, a Ilha do Bananal possui 20 mil quilômetros quadrados de extensão – correspondente ao Estado de Israel -, o que faz dela a maior ilha de rio do mundo. Situada entre os rios Tocantins e Javaés, ela possui fauna e flora riquíssimas, além de diversas aldeias indígenas.

 

Maior município do mundo – localizado no Pará, o município de Altamira possui uma área de 159,6 mil quilômetros quadrados. E o que isso significa? Que ele é maior do que dez estados brasileiros! Significa também que é maior do que países como a Islândia, a Suíça e Portugal. Detalhe: ele possuía apenas 110 mil habitantes em 2 014, menos da metade do pequeno município de São Caetano do Sul, em São Paulo, que possui apenas 15 quilômetros quadrados de área.

 

Imagem acima: decoração do Tanabata Matsuri, em São Paulo

 

Share: