Você sabe qual a piada mais sem graça do mundo? E a mais engraçada? E qual o povo com maior senso de humor? Veja nas linhas a seguir algumas curiosidades sobre o riso e o humor. Elas podem não ser engraçadas, mas com toda a certeza são interessantes.

 

Pesquisa realizada em diversos países apontou que os povos com maior senso de humor são, pela ordem: Alemanha, França, Bélgica, Austrália, Finlândia, Suécia, Reino Unido, Noruega, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá.

 

Você sabia que as pessoas riem 30 vezes mais quando estão acompanhadas?

 

Estudiosos da Universidade do Estado da Flórida, Estados Unidos, constaram que a pessoas riem mais de uma piada quando estão na posição de subordinados. Quer dizer, peões são mais bem-humorados do que patrões.

 

Acredite se quiser, mas uma pesquisa feita na Alemanha constatou que piadas de loiras diminuem o raciocínio delas. Mas, antes de rir ou fazer qualquer comentário a respeito, veja a explicação dos cientistas: piadas de loiras tornam as loiras inseguras nas respostas, por isso que elas demoram a reagir.

 

O maior ataque de risos de que se tem notícias aconteceu na Tanzânia, África, em janeiro de 1962. Três alunas de um internato da região de Tanganica começaram a rir sem parar e “contagiaram” 95 das 159 estudantes. O contágio foi tamanho que a instituição fechou as portas e só reabriu quatro meses depois. E isso não é tudo…

 

A epidemia de riso se espalhou pela região, atingindo mães, pais, irmãos e vizinhos das estudantes. Alguns casos duraram 16 dias e a risadaria só terminou de vez dois anos e meio depois.

 

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que os homens gostam de mulheres risonhas, enquanto as mulheres preferem homens que as façam rir.

 

O senso de humor varia de acordo com a cultura. Franceses e alemães, por exemplo, gostam de piadas que trabalham o nonsense. Já os britânicos preferem os trocadilhos e os norte-americanos adoram piadas com temas locais.

 

Piadas com sexo e preconceito são as preferidas dos homens, independente da cultura e do país.

 

Enquanto os brasileiros contam piadas preconceituosas de portugueses, os finlandeses contam de russos, os franceses de belgas, os ingleses de irlandeses, os canadenses de norte-americanos e os norte-americanos de poloneses, mexicanos e canadenses. Mas…

 

Os portugueses contam piadas de brasileiros? Sim. As mais comuns em Portugal, no entanto, são as piadas de alentejanos e de espanhóis.

 

Um livro lançado recentemente na Alemanha revelou que os alemães da época da Segunda Guerra Mundial costumavam criar piadas sobre… o nazismo! Havia todo tipo de piada, contra judeus (preconceituosas, obviamente), sobre o regime e até contra Hitler. Um delas é a seguinte:

Goebbels, Goering e Htiler, os homens mais poderosos do nazismo, estão num navio em alto-mar. Durante uma tempestade, o barco afunda. Quem se salva? A Alemanha.

 

As categorias de piadas mais comuns no Brasil são: advogados, argentinos, bêbados, caipiras, feministas, gaúchos, gays, loiras, loucos, papagaios, sexo, sogras e portugueses!

 

Os tipos regionais mais comuns nas piadas contadas no Brasil são os baianos, mineiros (normalmente em piadas de caipiras) e os gaúchos (em piadas de conteúdo sexual). Paulistas costumam contar piadas de cariocas e vice-versa.

 

Um dos povos que mais riem deles mesmos é o judeu. Eles são mestres do que comumente chamamos de auto-ironia. Os judeus criam piadas sobre as instituições, “o sócio”, os parentes e, claro, a mãe judia (uma observação: a maioria das piadas sobre a família possuem um tom carinhoso). Veja um exemplo de piada de judeu:

O amigo liga para Jacó. “Como vai, Jacó?”. E ele responde: “Vou muito mal”. Preocupado, o amigo pergunta: “Mas o que foi que aconteceu?”. Jacó explica: “Minha mãe morreu”. “Meus sentimentos”, diz o amigo, “mas o que ela tinha?”. “Pouca coisa, infelizmente. Uma casa, duas lojinhas no centro da cidade e um terreninho no interior”.

 

A máxima de que “rir é o melhor remédio” foi confirmada por diversos pesquisadores. Pessoas que riem mais não só tem mais saúde, como se recuperam mais rápido de cirurgias e estados de convalescença do que as sisudas. Aliás…

 

Pesquisadores da Escola de Saúde de Loma Linda, na Califórnia, constataram que rir faz bem ao sistema imunológico e neuroendócrino. Mas uma pesquisa da Universidade Stanford vai ainda mais longe. Segundo ela, rir melhora a circulação sanguínea, acelera favoravelmente os batimentos cardíacos e trabalha os músculos abdominais.

 

Qual a melhor substância contra o baixo-astral? Os cientistas recomendam o café. Pode não ser a melhor substância, mas pesquisas realizadas na Suécia nos anos 90 comprovaram que a cafeína ajuda a melhor o estado de ânimo das pessoas.

 

Criada nos Estados Unidos em 1922 e lançada no Brasil em 1942, a revista Seleções Reader’s Digest publica anedotas desde os seus primeiros números. As seções Piadas de Caserna, Rir é o Melhor Remédio e Flagrantes da Vida Real são as mais populares e já foram lidas por quase todos que tiveram a oportunidade de folhear a revista.

 

Você sabia que Freud, o pai da psicanálise, estudou as piadas? Freud dividiu as piadas em dois tipos: as ingênuas e as tendenciosas. Enquanto as primeiras utilizam jogos de palavras, as segundas possuem um lado preconceituoso (faz zombarias com os estereótipos) ou erótico bastante forte.

 

Um dos piadistas mais conhecidos da história é o italiano Gian Francesco Poggio Bracciolini (1380-1459). Ele foi secretário de oito papas e costumava compilar piadas dos antigos gregos e romanos. Mas o incrível era que Bracciolini costumava fazer piadas dos próprios papas. E o que o Vaticano achava? Parece que nada. Veja essa:

Os piores homens vivem em Roma, e os piores entre eles viram padres. Os piores padres viram cardeais. E o pior cardeal vira papa.

 

Sabia que animais como bonobos, orangotangos e gorilas (primatas, portanto) são capazes de dar gargalhadas?

 

Cientistas britânicos submeteram 10 mil piadas a 100 mil pessoas de 70 países para escolher a mais engraçada. Divulgada em 2 006, a vencedora foi a piada abaixo:

O detetive Sherlock Holmes e seu assistente Watson foram acampar e armaram suas barracas sob as estrelas. De madrugada, o detetive acorda o amigo e pergunta: “Watson, olhe para as estrelas e me diga o que você deduz”. Watson responde: “Vejo milhões de estrelas, e mesmo que poucas tenham planetas, é possível que alguns sejam como a Terra e tenham vida”. E Holmes diz: “Watson, seu idiota, você percebeu que alguém roubou a nossa barraca?”

 

Outra piada bastante popular é a seguinte:

Dois caçadores caminham na floresta quando um deles, subitamente, cai no chão com os olhos revirados. Não parece estar respirando. O outro caçador pega o celular, liga para o serviço de emergência e diz: “Meu amigo morreu! O que eu faço?”. O atendente explica: “Mantenha a calma. A primeira coisa a fazer é ter certeza de que ele está morto”. Vem um silêncio. Em seguida, ouve-se um tiro. A voz do caçador volta à linha e diz: “OK. E agora?”.

 

A pior piada do mundo é a seguinte:

Por que a galinha atravessa a rua? Para chegar ao outro lado.

 

Fontes: revistas Super Interessante, Galileu, Aventuras na História e Seleções do Reader’s Digest. Segunda a Galileu, a melhor piada do mundo é a de Sherlock Holmes. Já a Super Interessante aponta como vencedora a dos caçadores.

 

Share: