Você sabia que o inglês é a terceira língua mais falada do mundo, e a primeira para negócios? Saiba que ele é também o idioma com maior número de palavras? Descubra nos tópicos a seguir curiosidades e fatos inusitados sobre a língua de William Shakespeare. Você certamente achará interessante.

 

O inglês é uma língua de origem ocidental da família indo-europeia e com estreito parentesco com as línguas germânicas (alemão, dinamarquês, sueco e outras).

 

O inglês é a terceira língua mais falada do planeta, atrás somente do mandarim e do espanhol. Mas…

 

O inglês é de longe a língua mais adotada como segundo idioma por diversos povos. Somente na China, onde o mandarim é a principal língua materna, ele é falado por quase 300 milhões de pessoas. Ele é também a língua adotada pela ONU e outras organizações internacionais.

 

Todos os pilotos de voos internacionais se identificam em inglês, independente do seu país de origem.

 

O idioma mais utilizado em publicações internacionais, teses científicas, diplomacia e entretenimento de massas é o inglês.

 

Pela lei (ou “de jure”), o inglês é o idioma oficial de 52 países. Mas na prática, ele é falado por toda a população em apenas quatro: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

 

Assim como o português, francês e demais línguas da Europa ocidental, as palavras em inglês são escritas com o alfabeto latino.

 

O primeiro dicionário da língua inglesa foi publicado somente em 1755.

 

A língua com o maior número de palavras é o inglês. Isso se deve em virtude do grande número de palavras nativas da África do Sul, Austrália, Jamaica e outros países que se incorporaram ao inglês. Existem palavras que, embora tenham sido adotadas pelo idioma, só são faladas em determinadas regiões.

 

Existem apenas quatro palavras na língua inglesa que terminam com “dous”. São elas: hazardous, horrendous, stupendous e tremendous.

 

Você sabia que a palavra “almost” (“quase”, em português) é a única da língua inglesa com todas as letras em ordem alfabética?

 

A palavra “strengths” (“ponto forte”) é a mais longa palavra no idioma inglês com apenas uma vogal.

 

A palavra mais longa é “pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoniosis.

 

A palavra mais longa sem vogal é “rhythm” (“ritmo”).

 

A palavra “testify” (“testificar”, em português) provém de um tempo em que os homens eram obrigados a jurar com a mão nos testículos.

 

A palavra mais utilizada em conversações em inglês é “I” (“eu”).

 

A frase “The quick brown fox jumps over the lazy dog” contém todas as letras do alfabeto e é com frequência usada para testar teclados.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Exame, Cultura Inglesa.

 

Share: