Descubra nas próximas linhas uma lista de personalidades LGBTs. Veja também informações sobre a origem das palavras homossexual, lésbica e travesti, entre outras. Encontre ainda algumas curiosidades e informações muito interessantes sobre o universo LGBT.

 

O termo homossexual nasceu da junção da palavra grega “homos” (igual) e da latina “sexus” (sexo) e é usada para se referir à pessoa que sente atração por outras do mesmo sexo.

 

Quanto à palavra lésbica (do latim lesbos, referência à ilha grega de Lesbos), ela é utilizada para se referir a mulheres que sentem atração e/ou mantém relações com outras mulheres.

 

Já o termo bissexual (ou bissexualidade) é utilizado para designar pessoas que sentem atração e/ou mantém relações sexuais com indivíduos de ambos os sexos.

 

De origem inglesa, o termo “gay” (que significa alegre, jovial) é usado no mundo todo para designar o indivíduo masculino ou feminino homossexual.

 

Travesti é uma palavra associada à pessoa que costuma “travestir-se” – disfarçar-se ou vestir-se com roupas do sexo oposto. O travesti é também chamado de eonista. Costuma ser usada para se referir a homens que vestem-se e comportam-se como mulheres, embora nem sempre sejam transgêneros.

 

A palavra transgênero é normalmente utilizada para se referir à pessoa cujo modo de ser e sentir o mundo não condiz com a aparência física (principalmente genital). Podemos afirmar que um transgênero é uma mulher num corpo físico de homem ou homem num corpo de mulher.

 

Drag queen é um termo de origem estrangeira usado para se referir aos artistas performáticos que se travestem muitas vezes de maneira espalhafatosa e cômica para apresentações em eventos ou casas noturnas.

 

Queer é uma palavra inglesa usada como significado de “esquisito”, “estranho”. Mas há quem alegue ter ela vindo do termo quare, que quer dizer “questionado” ou “ desconhecido”. A palavra foi, durante muito tempo, vista como ofensiva pelos homossexuais. Hoje, no entanto, é usada para denominar pessoas dispostas a romper com as normas heterossexuais estabelecidas. Existem diversos programas de TV, grupos ativistas gays e publicações que utilizam a palavra queer.

 

Crossdresser é o termo para pessoas que usam peças de vestuário ou se vestem totalmente como o sexo oposto, o que não significa que o adepto do crossdressing seja homossexual.

 

A palavra androginia refere-se a algo ou alguém que não é feminino, nem masculino. Ao afirmar que determinado comportamento ou personagem é andrógino, estamos querendo dizer que não pertence nem a um sexo nem outro. Um exemplo de personagem andrógino: Ziggy Stardust, encarnado por David Bowie nos anos 70.

 

Hermafrodita vêm de hermafrodito (filho de Hermes e Afrodite, que nasceu com os órgãos sexuais dos dois sexos) e é justamente usado para se referir às pessoas nascidas com genitais dos dois sexos. Já foram registrados casos de pessoas nascidas com aparência de mulher, mas com cromossomos XXY.

 

A Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais em 1990. No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia não mais considera a homossexualidade um desvio de comportamento desde 1985. Mas desde 1975 que a Associação Americana de Psicologia deixou de considerar a… CONTINUE A LEITURA

Share: