Juscelino Kubitschek de Oliveira foi 21o primeiro presidente do Brasil. Governou entre os anos de 1956 e 1961, tendo João Goulart como vice-presidente. Percorra as linhas a seguir e descubra alguns fatos interessantes e curiosidades sobre sua vida e sua carreira política. Você sabia, por exemplo, que Kubitschek é um sobrenome de origem tcheca?

 

Além de presidente da República, Kubitschek foi prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais, deputado federal e senador.

 

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu na cidade mineira de Diamantina em 12 de setembro de 1902.

 

Juscelino herdou o sobrenome Kubitschek da família da mãe, que tinha origem tcheca. Detalhe: tratava-se de uma família com antepassados ciganos, o que fez de Juscelino o único presidente cigano do mundo.

 

Seu apelido de infância era Nonô.

 

Era formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez especialização em urologia em Paris, na França, e estágio na cidade alemã de Berlim.

 

Trabalhou como médico na Polícia Militar mineira.

 

Foi amigo e chefe de gabinete do então governador de Minas Gerais Benedito Valadares. (homenageado com o nome da cidade de Governador Valadares).

 

A candidatura de Juscelino para a presidência da República por pouco foi impedida pelos militares por seu “suposto envolvimento” com comunistas. Juscelino candidatou-se faltando pouco tempo para as eleições, e teve como um dos principais concorrentes o ex-governador de São Paulo Adhemar de Barros.

 

Entre os feitos de Juscelino durante a presidência estão a inauguração de Brasília e a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para… CONTINUE A LEITURA

Share: