O trigo está presente no pão, no bolo, no macarrão, na pizza e em muitos outros alimentos. É um das culturas agrícolas mais populares do mundo. Descubra nos tópicos a seguir curiosidades a seu respeito, algumas surpreendentes. Você sabia, por exemplo, que a maior parte do trigo consumido no Brasil é usado na produção de pães?

 

A palavra portuguesa trigo veio do latim “triticum”.

 

O trigo é uma gramínea da família Poaceae, da qual fazem parte a aveia, a cevada, o centeio e o arroz. Acredite se quiser, mas tanto o trigo quanto o arroz são parentes da grama (essa mesma que você costuma ver em jardins).

 

Alguns especialistas contaram cerca de 12 mil variedades de trigo, mas outros vão além. Segundo eles, existem 30 mil variedades.

 

A cultura agrícola do trigo é a segunda maior do mundo, atrás apenas do milho.

 

O trigo é cultivado desde o Neolítico, há pelo menos 10 mil anos. Existem provas arqueológicas de que seu consumo já era comum há 7 mil anos.

 

Acredita-se que o trigo tenha se originado na Ásia Central – provavelmente entre os atuais territórios de Israel e Afeganistão.

 

Existem duas espécies de trigo no mercado: a Triticum durum (do qual se fabrica o “grano duro”) e a Triticum aestivum (o trigo comum, cuja variedade é bem maior).

 

Os maiores produtores de trigo do mundo são: China, Índia, Estados Unidos, Rússia e França.

 

O Brasil importa 40% do trigo que consome.

 

O trigo é o segundo tipo de alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para o leite e seus derivados (queijos, iogurtes etc).

 

O país com maior índice per capita de consumo de trigo do mundo é a Bulgária.

 

Cerca de 50% do trigo consumido no Brasil é usado na… CONTINUE A LEITURA

Share: