Siga os tópicos abaixo e descubra algumas curiosidades interessantes sobre os festejos do aniversário e as comidas mais comuns nesse tipo de celebração: o cachorro-quente, o cajuzinho, o brigadeiro e o bolo. Você sabia, por exemplo, que o bolo de aniversário possui origem pagã?

 

Aniversário é a repetição anual do mês e do dia em que ocorreu um determinado fato, seja um nascimento, um casamento ou a morte de alguém.

 

Em algumas culturas, o aniversário é celebrado nove dias depois da data de nascimento, talvez para “trazer felicidade e sorte” para o aniversariante.

 

No Vietnã, os aniversários não são comemorados individualmente na data de nascimento da pessoa, mas coletivamente durante a celebração do ano novo lunar.

 

Afinal, muçulmano comemora aniversário? A resposta é não, pois diz a tradição que nem o aniversário do profeta Maomé deve ser comemorado (comemoração que, aliás, é desrespeitada em algumas regiões de maioria islâmica).

 

E os judeus, comemoram aniversários? Sim, a data de nascimento é uma data que deve, para o judeu, ser celebrada com reflexões, orações, caridade e estudo da Torá. O hábito de ler um Salmo correspondente ao seu próximo ano (quem está completando 20 anos deve ler o Salmo 21) é comum entre os judeus.

 

A origem das festas de aniversário ainda é desconhecida, mas os historiadores sabem que os antigos romanos já faziam celebrações semelhantes, chamadas de “dies sollemnis natalis”.

 

Os brasileiros comemoram o aniversário de alguém cantando a música Parabéns Pra Você. Nos Estados Unidos, a música entoada é Happy Birthday.

 

Os salgadinhos mais comuns nas festas de aniversário brasileiras são o cachorro-quente, a coxinha e o bolinho de carne. Os doces mais comuns são, além do bolo: beijinho, cajuzinho, olho-de-sogra, quindim e brigadeiro.

 

Enquanto que no Sul e Sudeste, o cajuzinho é preparado com amendoim torrado e sem casca com leite condensado, no Nordeste ele é feito com a polpa do próprio caju envolvida em açúcar cristal ou refinado.

 

O brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro. Recebeu esse nome em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, ex-candidato à presidência da República no início dos anos 1950.

 

O bolo de aniversário tem origem no culto da deusa Ártemis. Os antigos gregos reverenciavam a deusa oferecendo bolos no templo de Éfeso, antiga colônia grega onde hoje é a Turquia. Mas se engana quem pensa que o bolo continha… CONTINUE A LEITURA

 

 

 

 

 

Share: