Descubra algumas rápidas e interessantes curiosidades sobre a tatuagem no decorrer da história. Veja também alguns fatos sobre o hábito de ornamentar o corpo com esse tipo de pintura. Você sabia, por exemplo, que as tatuagens feitas em presídios têm mensagens a transmitir?

 

A tatuagem é mais antiga do que imaginamos. Para se ter uma ideia, foram encontradas múmias na Europa e Egito com tatuagens. Uma delas é Öetzi, uma múmia com mais de 5 mil anos encontrada na fronteira entre a Áustria e a Itália.

 

Em Roma, a tatuagem tinha outros fins que não a ornamentação. Era comum que prisioneiros e escravos fossem tatuados para não serem confundidos com cidadãos comuns. Aliás…

 

Tatuagens com números eram feitas nos judeus que iam para os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

 

A tatuagem também foi tratada de várias maneiras ao longo da história. Chegou, por exemplo, a ser proibida pelo papa Adriano I no ano de 787 sob a alegação de que se tratava de coisa do demônio. Durante a invasão da Bósnia-Herzegovina pelos muçulmanos, os católicos tatuavam cruzes em seus corpos para não serem obrigados a rezar para Alá.

 

Por fim, descobrimos que a tatuagem é mais universal do que imaginávamos. O naturalista britânico Charles Darwin chegou a constatar isso durante a viagem do HMS Beagle: que a maioria dos povos conhecia ou utilizava algum tipo de tatuagem.

 

E mais: existe até uma data comemorativa para a tatuagem. Criado por norte-americanos fãs da arte corporal, o National Tattoo Day é… CONTINUE A LEITURA

Share: