Parentes extintos dos elefantes, os mamutes e mastodontes eram mamíferos da ordem Proboscidea. Os mastodontes eram comuns no Brasil pré-histórico. Confira no texto a seguir, curiosidades sobre esses animais fantásticos. Você sabia, por exemplo, que tribos primitivas chegavam a fazer bijuterias com as presas dos mamutes?

 

Mamutes, mastodontes e elefantes são animais da ordem Proboscidea e da família Elephantidae. Assim como os seus únicos parentes vivos – ou seja, os elefantes modernos –, eram mamíferos com longas presas e trombas.

 

Os mamutes viviam no norte da África, Europa, Ásia e América do Norte. Existem indícios de que também pudessem ter vivido na América do Sul. Já os mastodontes eram típicos do continente americano.

 

Além das longas e chamativas presas – que podiam a chegar a até 5 metros de comprimento –, a principal característica dos mamutes era a pelagem espessa. Os pelos chegavam a ter até 15 centímetros de comprimento.

 

Mamutes eram animais adaptados aos climas temperado e ártico. Entre as 15 espécies identificadas pela ciência, uma das mais bem adaptadas ao gelo era o mamute-lanoso. Fósseis de lanosos ainda são encontrados com abundância na Sibéria. Aliás…

 

Você sabia que já foram encontrados corpos de mamutes em excelente estado de conservação? Alguns tinham a carne em tão perfeito estado que podia ser comida sem maiores problemas. Isso atiçou a avidez da ciência em clonar esses animais.

 

Os mamutes foram um dia comuns na região que conhecemos como Sibéria. A abundância de restos desse animal atrai dezenas de caçadores de fortuna. Agindo na clandestinidade, eles… CONTINUE A LEITURA

Share: