Criador da banda de rock The Doors, Jim Morrison é considerado um dos maiores mitos da música norte-americana do século XX. Faleceu jovem, aos 27 anos, mas deixou um legado riquíssimo tanto pelo lado musical quanto pelo literário. Leia os tópicos a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a sua curta carreira.

 

O nome verdadeiro do músico Jim Morrison era James Douglas Morrison.

 

James Douglas nasceu na cidade de Melbourne, estado norte-americano da Flórida, em 8 de dezembro de 1943, e faleceu em Paris, na França, em 3 de julho de 1971.

 

Jim nasceu na Flórida, mas concluiu o ensino médio em Washington DC. Mais tarde, fez um curso de cinema na Califórnia. Detalhe: ele vivia mudando de endereço em virtude da profissão do pai, que era militar.

 

Jim era conhecido como um leitor voraz. Ainda na adolescência, só para você ter ideia, já tinha lido Jack Kerouac, Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire, Moliére, Allen Ginsberg e Franz Kafka, entre outros.

 

Jim publicou dois livros de poesias: The Lords e The New Creatures. Ambos foram compilados mais tarde num único livro, batizado de The Lords and The New Creatures.

 

A ideia de criar uma banda de rock surgiu quando Jim reencontrou o amigo Ray Manzarek e leu alguns poemas de sua autoria para ele. Ray ficou tão entusiasmado que, em conluio com Jim, resolveu levar a ideia da banda adiante.

 

The Doors, o nome da recém-criada banda, foi inspirado no livro As Portas da Percepção, de Aldous Huxley. Nele, o escritor britânico relata as suas experiências alucinógenas com uma droga chamada mescalina. Mas…

 

Dizem que o nome do livro (The Doors os Perception, em inglês) foi inspirado num poema de William Blake, onde ele diz o seguinte: “Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito”.

 

O último show do The Doors ocorreu em 12 de dezembro de 1970, em Nova Orleans, estado norte-americano da Louisiana. Detalhe: Morrison aproveitou o show para… CONTINUE LENDO

Share: