Desconhecida para a maioria dos brasileiros, a cultura da Índia é uma das mais fascinantes do mundo. Você certamente aprenderia muitas coisas se vivesse lá. Veja nas linhas a seguir alguns aspectos culturais e costumes desse país que você devia conhecer agora.

 

Existe uma grande rivalidade entre a Índia e seu vizinho Paquistão. Ambos são rivais desde a época da independência do Reino Unido, na década de 1940. Detalhe: eles chegaram a travar quatro guerras pela região fronteiriça da Caxemira.

 

Existe uma diversidade étnica impressionante nesse país. Só para se ter uma ideia, a Constituição indiana reconhece 744 tribos distintas. As línguas e dialetos somam mais de 400.

 

Também existe uma impressionante variedade de crença. Embora a maioria esmagadora dos indianos seja hindu, existe um grande percentual de muçulmanos. Crenças como o budismo, sikhismo e jainismo possuem também muitos seguidores.

 

Quando um hindu morre, o corpo é cremado e suas cinzas jogadas no Ganges, rio considerado sagrado pelo hinduísmo.

 

Uma das celebrações mais curiosas do hinduísmo é o Holi, um festival religioso de primavera. Ele também é conhecido como Festival das Cores, quando as pessoas jogam pó colorido umas nas outras.

 

Outra celebração típica do país é o Diwali, ou Festival das Luzes. Celebrado uma vez por ano, o Diwali é também comemorado por sikhs e jainistas. É quando as pessoas fazem uma super faxina em suas casas, vestem roupas novas, desejam “Feliz Diwali” para parentes e amigos e assistem espetáculos pirotécnicos incríveis. As ruas, templos e residências são decorados com luzes coloridas, mais ou menos como os cristãos fazem durante o Natal.

 

Mais uma celebração comum na Índia: o Ganesh Chaturthi, quando os hindus comemoram o nascimento de Ganesh, o deu com cabeça de elefante. Segundo a tradição, as preces feitas a Ganesh durante a comemoração trazem boa sorte e prosperidade para toda a família.

 

É comum encontrar homens caminhando de mãos dadas ou com uma das mãos no ombro do outro, mas isso não tem nada a ver com homossexualismo. Faz parte da tradição e significa que, sejam parentes ou amigos, aqueles homens são muito próximos.

 

As mulheres indianas adoram usar colares, brincos e outros enfeites corporais de ouro. Aliás, você sabia que as donas-de-casa indiana concentram 13% de todo o ouro do mundo?

 

Os casamentos arranjados representam uma tradição ainda em voga na sociedade indiana. Uma pesquisa recente revelou que 74% dos jovens preferem um casamento arranjado pela família a escolher o seu próprio parceiro.

 

Os médicos são proibidos de revelar o sexo dos bebês. Isso ocorre para evitar o aborto de meninas. As famílias preferem filhos do sexo masculinos porque assim não precisarão pagar um dote quando este for casar.

 

Dizer que o trânsito é caótico nas grandes cidades indianas é pouco. Imagine um trânsito lento, com motos a perder de vista e pessoas tentando atravessar a rua a todos instante (além de algumas vacas indo de lá para cá) e buzinas, buzinas e mais buzinas.

 

Um dos maiores problemas da Índia moderna é a poluição. Tanto que respirar o ar de Mumbai equivale a fumar 100 cigarros por dia. A cidade mais poluída do planeta é, aliás, a indiana Delhi.

 

Existem MUITOS macacos nas ruas. Claro que não é assim em toda a Índia, mas a presença de macacos em árvores, telhados, muros e janelas é super comum em cidades como Delhi. Aliás, o metrô dessa cidade treinou macacos para manter os animais fora dos trens e de prédios públicos.

 

Acidentes com animais são mais comuns na Índia do que em qualquer outro país do mundo. Os motivos são diversos e incluem a superpopulação e a pobreza. Relatos de pessoas mortas por rinocerontes, elefantes, tigres e (principalmente) serpentes são praticamente diários.

 

Ao contrário dos países ocidentais, o trabalho infantil é considerado absolutamente normal na Índia. O problema é que em muitos casos ele envolve trabalhos degradantes. Só para se ter uma ideia, uma instituição indiana sem fins lucrativos estima que existam cerca de 70 mil crianças trabalhando somente nas minas de carvão.

 

Tradicionalmente, os indianos costumam comer usando a mão direita… e sem nenhum talher. Em muitos países orientais, a mão esquerda, que é usada para propósitos higiênicos, é considerada impura.

 

O único país onde o Big Mac, principal sanduíche do McDonald´s, é diferente é a Índia. Lá, é oferecida uma variação feita com carne de frango. Isso ocorre porque a grande maioria da população não come carne bovina, visto que a vaca é considerada um animal sagrado na religião hindu.

 

Uma das frutas mais comuns por lá é uma velha conhecida dos brasileiros: a manga. De origem indiana, ela também é bastante consumida no Paquistão e em Bangladesh. Detalhe: a manga é a fruta oficial de Bangladesh.

 

Esqueça o futebol. O esporte predileto dos indianos é o críquete.

 

Fontes: Wikipédia, BOL, Brasileiras pelo Mundo.

 

Share: