O escritor norte-americano George R. R. Martin é conhecido no Brasil pela série As Crônicas do Gelo e Fogo, adaptada para a TV como Game of Thrones. Veja nos tópicos a seguir alguns fatos ocultos e curiosidades interessantes sobre a sua vida e obra.

 

George R. R. Martin é o pseudônimo do escritor norte-americano George Raymond Richard Martin, nascido na localidade de Bayonne, estado norte-americano de Nova Jersey, em 20 de setembro de 1948.

 

Formado em jornalismo, Martin chegou a dar aulas na área.

 

Nem todos os fãs sabem, mas Martin quase desistiu de ser escritor. Isso ocorreu por volta de 1983, quando seu livro Armageddon Rag foi um fracasso de vendas. Decepcionado, ele se mudou para Hollywood e passou a escrever roteiros.

 

Martin é colecionador de livros de ficção científica e terror, quadrinhos e miniaturas com temas medievais.

 

Entre os escritores que inspiraram Martin estão J. R. R. Tolkien, Isaac Asimov, H.P. Lovecraft e Tad Williams.

 

Você sabia que George R. R. Martin escreveu episódios da série de fantasia, suspense e terror Twilight Zone, conhecida no Brasil como Além da Imaginação?

 

Os cinco livros publicados até agora (ano de 2018) da série As Crônicas de Gelo e Fogo possuem nada menos que 5.216 páginas.

 

As Crônicas de Gelo e Fogo foram traduzidas para cerca de 30 idiomas, entre os quais o esloveno, o turco e o hebraico. Detalhe: o escritor da atualidade mais traduzido do mundo ainda é o brasileiro Paulo Coelho.

 

Os cinco volumes publicados até o momento venderam 15 milhões de exemplares até setembro de 2013. Cerca de 1 milhão de exemplares foram vendidos no Brasil.

 

Se todos os livros já vendidos fossem enfileirados, formariam uma linha reta que iria do Brasil à Mauritânia, no norte da África. Detalhe: uma pessoa levaria cerca de 38 dias para percorrer essa a pé, sem parar para descansar.

 

George R. R. Martin mantém planos de publicar mais dois livros da saga, cada um com cerca de 1.500 páginas.

 

O primeiro volume de As Crônicas de Gelo e Fogo demorou cinco anos para ser finalizado. Ele começou a ser elaborado em 1 991, mas só ficou pronto em 1 996.

 

Continue a leitura…

Share: