O escritor norte-americano George R. R. Martin é conhecido no Brasil pela série As Crônicas do Gelo e Fogo, adaptada para a TV como Game of Thrones. Veja nos tópicos a seguir alguns fatos ocultos e curiosidades interessantes sobre a sua vida e obra.

 

George R. R. Martin é o pseudônimo do escritor norte-americano George Raymond Richard Martin, nascido na localidade de Bayonne, estado norte-americano de Nova Jersey, em 20 de setembro de 1948.

 

Formado em jornalismo, Martin chegou a dar aulas na área.

 

Nem todos os fãs sabem, mas Martin quase desistiu de ser escritor. Isso ocorreu por volta de 1983, quando seu livro Armageddon Rag foi um fracasso de vendas. Decepcionado, ele se mudou para Hollywood e passou a escrever roteiros.

 

Martin é colecionador de livros de ficção científica e terror, quadrinhos e miniaturas com temas medievais.

 

Entre os escritores que inspiraram Martin estão J. R. R. Tolkien, Isaac Asimov, H.P. Lovecraft e Tad Williams.

 

Você sabia que George R. R. Martin escreveu episódios da série de fantasia, suspense e terror Twilight Zone, conhecida no Brasil como Além da Imaginação?

 

Os cinco livros publicados até agora (ano de 2018) da série As Crônicas de Gelo e Fogo possuem nada menos que 5.216 páginas.

 

As Crônicas de Gelo e Fogo foram traduzidas para cerca de 30 idiomas, entre os quais o esloveno, o turco e o hebraico. Detalhe: o escritor da atualidade mais traduzido do mundo ainda é o brasileiro Paulo Coelho.

 

Os cinco volumes publicados até o momento venderam 15 milhões de exemplares até setembro de 2013. Cerca de 1 milhão de exemplares foram vendidos no Brasil.

 

Se todos os livros já vendidos fossem enfileirados, formariam uma linha reta que iria do Brasil à Mauritânia, no norte da África. Detalhe: uma pessoa levaria cerca de 38 dias para percorrer essa a pé, sem parar para descansar.

 

George R. R. Martin mantém planos de publicar mais dois livros da saga, cada um com cerca de 1.500 páginas.

 

O primeiro volume de As Crônicas de Gelo e Fogo demorou cinco anos para ser finalizado. Ele começou a ser elaborado em 1 991, mas só ficou pronto em 1 996.

 

Somados, os cinco volumes da saga lançados até agora pesam 5,5 quilos. São 12.012.000 caracteres distribuídos em milhares de páginas.

 

Os personagens de Martin não se encaixam em estereótipos maniqueístas. Além disso, são personagens contraditórios. Os vilões podem cometer boas ações e os heróis, más ações.

 

O personagem favorito de Martin é Tyrion Lanister. O autor justifica a sua preferência: “é um personagem de muita profundidade, grande inteligência, cheio de contradições e com um lado obscuro”.

 

Os direitos de adaptação para a TV de As Crônicas de Gelo e Fogo foram comprados pelo canal HBO, em 2007. A série entrou no ar em 2011 com o nome de Game of Thrones.

 

A temporada de estreia da série na HBO rendeu 13 indicações ao Emmy, o Oscar da televisão.

 

Uma temporada inteira da série Game of Thrones custa cerca de 60 milhões de dólares. Um dos episódios mais caros foi o primeiro, que custou nada menos que 10 milhões de dólares.

 

A série é exibida em mais de 100 países. Os maiores mercados (= maiores audiências) são Estados Unidos e Brasil.

 

Grande parte das cenas da série de TV foi gravada na Irlanda do Norte com subsídio do governo local. Foram feitas também gravações na Islândia, Croácia, Marrocos e Malta.

 

Muitos personagens do livro foram “cortados” da série por pura falta de espaço. E em virtude das cenas de sexo, a idade de alguns personagens foi aumentada.

 

A língua dothraki foi criada especialmente para a série. Os linguistas tiveram que criar mais de 3 mil palavras para os diálogos em dothraki.

 

Até a quinta temporada de Game of Thrones, foram contabilizadas 824 mortes, sendo 326 por crucificação, 123 em lutas de espadas, 52 em explosões e 8 em ataques de lobos. Mas…

 

Os personagens mortos violentamente nos livros somam 1.528, o que equivale a um assassinato a cada 2,3 páginas.

 

Apenas na quinta temporada de GT foram recrutados os serviços de 1.000 pessoas na equipe técnica e 166 atores.

 

Considerando-se em idade avançada, George R. R. Martin contou aos produtores de Game of Thrones como a série deve acabar caso ele morra antes de terminar As Crônicas de Gelo e Fogo.

 

Existe um trono utilizado nas gravações em Belfast e outros seis idênticos que percorrem o mundo em ações promocionais da série. Mas…

 

Quer comprar um trono igual ao de Game of Thrones? A réplica está à venda na loja da HBO por 30 mil dólares. Basta acessá-la e fazer o pedido. Detalhe: ele pesa mais de 158 quilos.

 

Uma das réplicas do trono esteve no início de 2013 em uma exposição sobre a série realizada em São Paulo. Os fãs tiveram a oportunidade de apreciar fotos, peças originais e até conhecer dois dos atores que atuam em Game of Thrones.

 

Com 8 milhões de downloads, a série mais pirateada da história foi Game of Thrones 2a temporada.

 

George R. R. Martin buscou inspiração em fatos como a Guerra das Rosas – uma série de lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra do século XIV – para compor as tramas de As Crônicas de Gelo e Fogo.

 

As Crônicas de Gelo e Fogo foi, com o sucesso dos livros e da série Game of Thrones, transformada nos mais variados produtos como histórias em quadrinhos, games, RPG, camisetas e figuras de ação com os principais personagens.

 

Um designer brasileiro recriou as capas dos livros de Game of Thrones com técnicas inspiradas em xilogravura, transformando-as em capas de literatura de cordel.

 

George R. R. Martin foi escolhido como uma das personalidades mais influentes do mundo em 2011.

 

Fontes: Wikipédia, O Globo, Galileu, Superinteressante.

 

Share: