Localizam-se acima do Círculo Polar Ártico o extremo norte do Canadá, a maior parte do Alasca, três quartos da Groenlândia, um terço da Sibéria e o norte da Escandinávia.

 

A primavera e o verão são as estações mais curtas no extremo norte, durando de 15 a 30 dias. No verão, as temperaturas máximas raramente ultrapassam os 10º Celsius.

 

O Ártico é bastante conhecido pelo Sol da meia-noite. Lá, o dia dura 24 horas e o Sol nunca se põe. O contrário ocorre no inverno, quando a noite se estende por até seis meses.

 

A maior ilha do mundo é a Groenlândia, com 2.175.600 quilômetros quadrados de superfície. Pertencente à Dinamarca, ela é habitada por apenas 57 mil pessoas. Nuuk, a maior cidade da ilha, possui 15 mil habitantes. O motivo por ser tão escassamente habitada? Simples: a Groenlândia é uma grande geleira, habitada somente nas áreas costeiras.

 

Pertencente ao Canadá, Baffin é uma das ilhas menos habitadas do mundo. Apesar de seus 520.000 quilômetros quadrados, ela possui apenas 10 mil moradores. Pudera, Baffin fica tão ao norte que torna a vida humana insuportável.

 

Com uma área de 1.723.336 quilômetros quadrados, o Alasca é o maior estado dos Estados Unidos. Mas é também um dos menos habitados, com uma população de apenas 710 mil habitantes.

 

A Islândia é um país insular localizado nas proximidades do Círculo Polar Ártico. Apenas as áreas costeiras são habitadas. O território é coberto de gelo, cinzas e lavas. Ela possui vulcões que, quando entram em atividade, chegam a interromper o tráfego aéreo em boa parte da Europa. Detalhe: a Islândia é parte de uma grande cadeia submersa de montanhas que corta todo o oceano Atlântico, a Dorsal Atlântica.

 

Os verões islandeses são extremamente curtos, começando em junho e terminando em meados de agosto. A temperatura média durante um dia de verão é de 15º Celsius. Os invernos islandeses são “menos congelantes” do que o de outras localidades na mesma latitude. O clima oceânico da ilha faz com que as temperaturas dificilmente fique muito abaixo de zero nos meses mais frios do ano.

 

A Sibéria é uma extensa região situada ao norte do planeta. Estende-se desde os montes Urais até o Pacífico, e das fronteiras com a Mongólia e China até o Oceano Ártico. Um terço de seu território está no interior do Ártico. Praticamente toda a Sibéria pertence à Rússia. Em tártaro, Sibéria significa “terra adormecida”.

 

Situada ao norte da Escandinávia, a Lapônia abrange quatro países: Finlândia, Suécia, Rússia e Noruega. É habitada por ursos, renas, lobos e outros animais. O povo que lá vive é chamado de lapão. Uma curiosidade interessante: a Lapônia tornou-se mundialmente conhecida por ser a terra de Papai Noel.

 

O Oceano Glacial Ártico é o menor e mais raso dos cinco oceanos da Terra. Permanece congelado na maior parte do ano, embora a calota diminua durante o verão. Os cientistas estão preocupados com a cada vez mais crescente diminuição do gelo no Oceano Ártico, que atribuem ao efeito estufa.

 

O lugar mais frio da Terra é a Antártida, com temperaturas que podem alcançar -60º Celsius. Embora não seja tão frio, o Ártico possui temperaturas… CONTINUE A LEITURA

Share: