A Cordilheira do Himalaia fica na Ásia e abrange cinco países: Índia, China, Paquistão, Nepal e Butão. É a cordilheira com os picos mais altos do mundo, entre os quais o Everest. Confira abaixo os números e curiosidades que reunimos a respeito dessa fascinante cadeia de montanhas.
O nome Himalaia originou-se do sânscrito – uma língua bastante falada na Índia – e significa “Morada da Neve”.
As 15 montanhas mais altas do planeta ficam na Cordilheira do Himalaia. São mais de 100 picos com altitudes superiores a 7 mil metros.
A mais alta montanha do planeta é o Monte Everest, com 8.848 metros de altura. A segunda colocada é o Monte K2, com 8.611 metros, também no Himalaia.
O Himalaia começou a se formar há cerca de 26 milhões de anos, quando a placa indiana se projetou para o norte, na direção da placa eurasiática.
A placa indiana avança cerca de 5 centímetros ao ano na direção da eurasiática, o que contribui para que montanhas como o Everest cresçam 0,8 milímetros nesse período.
O maior e mais elevado planalto do mundo é o Planalto do Tibete, com altitude média acima dos 4 mil metros, no norte do Himalaia. Ele abrange diversas regiões, sobretudo a Região Autônoma do Tibete, na China.
Na verdade, o Himalaia é um grande sistema de montanhas que engloba diversas cordilheiras: o Himalaia propriamente dito, a Cordilheira do… CONTINUE A LEITURA