Formada por diversas cidades-estados, entre as quais Tiro e Biblos, a Fenícia é com frequência citada nos livros didáticos de História. Mas o que você sabe a respeito dessa importante civilização? Veja a seguir algumas informações interessantes e curiosidades sobre a Fenícia.

 

O termo “fenício” vem do antigo grego e significa “púrpura”. Não por acaso, um dos produtos de exportação dos fenícios era a púrpura de Tiro, um corante muito utilizado na antiguidade. De coloração avermelhada e intensa, ela era extraída de conchas marinhas.

 

A Fenícia ficava ao longo dos litorais do Líbano, Síria e parte de Israel (mais propriamente entre o mar Mediterrâneo e as montanhas libanesas).

 

A Fenícia não formava uma unidade política unificada, assim como a Grécia antiga. Estava organizada em cidades-Estados independentes, com governos próprios. As mais importantes foram Tiro, Sídon e Biblos.

 

O sistema político variava de cidade para cidade. Enquanto algumas possuíam regimes monárquicos, outras eram controladas pela classe dos comerciantes.

 

Os fenícios viviam numa região entre o mar e as montanhas. As condições do solo não eram ideais para o desenvolvimento da pecuária e da agricultura. Não foi sem motivos que desenvolveram o comércio marítimo.

 

As florestas de cedros-do-Líbano favoreciam a construção de navios, bem como o comércio de madeira. Os fenícios exportavam madeira para… CONTINUE A LEITURA

Share: