O que levou os dinossauros à extinção? O que ocorreu com o planeta no momento em que o grande suspeito – um asteroide ou cometa – caiu? E teria sido essa a maior extinção da história? Veja nas linhas a seguir as respostas para essas e outras perguntas sobre a catástrofe que dizimou os dinossauros.

 

Os cientistas suspeitam que a forte atividade vulcânica da época tinha dizimado várias espécies de dinossauros antes que o principal suspeito – o asteroide que se chocou com a Terra – desse as caras. Ou seja, os dinos restantes estava bastante vulneráveis no momento em que a catástrofe aconteceu.

 

O asteroide tinha mais ou menos 15 quilômetros de diâmetro e caiu onde hoje é a península de Yucatán, no sul do México. Entrou na atmosfera a uma velocidade que ia de 64 a 72 mil quilômetros por hora. O atrito o transformou em uma gigantesca bola de fogo.

 

Como a maioria dos asteroides, o responsável pelo golpe fatal nos dinossauros era composto de gelo na forma de permafrost e rocha. Provavelmente continha hidrogênio e oxigênio em seu interior.

 

No momento da colisão, abriu-se uma cratera de 180 quilômetros, área equivalente à distância entre as cidade de São Paulo e Piracicaba. Ela criou uma energia… CONTINUE A LEITURA

Share: