O império mongol de Gêngis Khan e seus descendentes foi o maior em extensão de que se tem notícia, indo do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio. O mais incrível é que foi conquistado por Khan e sucessores em apenas 75 anos. Mas quem foi Gêngis Khan? Descubra algumas curiosidades (muito) interessantes a seu respeito.

 

Os mongóis pré-Gêngis Khan eram um povo disperso geograficamente, que não conhecia a escrita, nem a agricultura. Dizem ainda que comiam carne crua e viviam reclamando dos piolhos. Ou seja, era um povo considerado incivilizado até para os padrões da época.

 

Gêngis Khan não é um nome, mas um título cujo significado seria algo como “soberano supremo”. Mas…

 

Gêngis Khan era mais conhecido entre os mongóis como Cinggis Khan, título que significa “Chefe Oceânico”.

 

O nome verdadeiro de Gêngis Khan era Temudjin.

 

Temudjin nasceu em uma Mongólia dividida em clãs, cada um governado por um “cã” (senhor) que se impunha tanto pela descendência nobre como pela mais pura força.

 

A Mongólia era habitada por diversas tribos: quirquizes, oirates, merquitas, tártaros, caraítas e mongóis. Havia também uma grande diversidade religiosa (de budistas e tribos xamânicas).

 

O pai foi assassinado pelos tártaros quando Temudjin contava apenas 9 anos de idade. Curiosamente, foi entre os tártaros que Gêngis Khan recrutou boa parte de seus guerreiros.

 

Os mongóis sempre foram cavaleiros e arqueiros habilidosos. Até hoje, as artes da montaria e do arco e flecha são valorizados pelos descendentes de Gêngis Khan.

 

Chamar o exército mongol de cruel é pouco. Com exceção dos homens mais habilidosos e com funções que podiam ser úteis para o império, eles matavam quase todos os habitantes das cidades conquistadas. A população de Bukhara, no atual Usbequistão, foi… CONTINUE A LEITURA

Share: