
Surgida na Coreia do Sul, a Hyundai ingressou no mercado brasileiro de automóveis durante os anos 1990. Ela é atualmente uma das montadoras mais populares no país. Acompanhe nas linhas a seguir algumas curiosidades e informações inusitadas sobre ela.
A montadora Hyundai faz parte do conglomerado empresarial sul-coreano Hyundai Engineering and Construction Company, fundada em 1947 por Chung Ju-Yung.
A Hyundai surgiu propriamente em 1967, quando o grupo HECC resolveu montar automóveis. De início, montava sob licença carros da marca norte-americana Ford para o mercado sul-coreano. O primeiro modelo a sair de fábrica foi o Ford Cortina.
O primeiro automóvel totalmente desenvolvido pela Hyundai foi o modelo Pony, em 1974. Detalhe: ele foi idealizado para o mercado de baixa renda.
O segundo modelo da marca foi o Excel, lançado em 1975. O Excel foi também o primeiro a ser exportado para os Estados Unidos. O problema foi que, na tentativa de abaixar o preço, a empresa também reduziu a qualidade. Isso pegou mal para a Hyundai, que durante muito tempo foi vista como uma montadora de baixa qualidade. Demorou para que ela recuperasse a sua imagem junto ao consumidor norte-americano.
O Excell foi, juntamente com o Elantra, o Scoupe e o Sonata, um dos primeiros modelos da marca trazidos para o Brasil. Isso ocorreu no início dos anos 1990, quando ocorreu uma abertura para a entrada de automóveis estrangeiros no país.
O primeiro automóvel fabricado pela Hyundai com tecnologia própria foi o Sonata, em 1988.
A primeira fábrica da Hyundai no Brasil foi inaugurada na cidade paulista de Piracicaba, em 2011. Foi a sétima fábrica da marca fora da Coreia do Sul, e a décima no mundo. O primeiro modelo foi o Hyundai HB20, inicialmente planejado para o mercado brasileiro. Mas…
Temos que lembrar que a Hyundai começou a produzir automóveis no Brasil antes disso. O primeiro modelo foi o utilitário Tucson, produzido em Anápolis, Goiás. A diferença é que era fabricado pelo grupo Caoa, que durante muito tempo representou a Hyundai no país.
Com o fim da parceria Caoa-Hyundai, o grupo brasileiro partiu para outra investida: representar a chinesa Chery. Ela adquiriu metade da marca no país e começou no início de 2018 a divulgar modelos como o QQ e o Tiggo, ambos produzidos aqui.
Uma das grandes investidas da Hyundai no mercado sul-coreano (e, de certa forma, mundial) foi a compra da concorrente Kia Motors, em 1998. Vale lembrar que a Kia era proprietária da antiga Asia Motors, que se tornou conhecida no Brasil pela van Topic e mini-van Towner.
Apesar de pertencerem ao mesmo grupo, a Hyundai e a Kia são concorrentes no mercado brasileiro (pelo menos até 2018, quando esse artigo foi escrito).
O grupo Hyundai é também proprietário da Hyundai Mobis, uma empresa do setor de autopeças que fabrica componentes para diversas marcas de automóveis instaladas na Coreia do Sul e outros países. Entre essa marcas estão a Honda, Nissan, Mitsubishi, Great Wall e Kia.
A Hyundai é atualmente a quarta maior fabricante de automóveis do mundo, com 7,2 milhões de unidades comercializadas em 2017.
Atualmente, a empresa é oficialmente chamada de Hyundai Kia Automotive Group.
Dizem que o logotipo da Hyundai representa dois homens se cumprimentando. Você já reparou nisso?
Fontes: Wikipédia, Mundo das Marcas.