Localizado na Ásia Central, o Cazaquistão é um dos maiores países sem litoral do mundo. O interessante é que apesar de possuir um imenso território, ele possui uma baixíssima densidade populacional. Descubra nas linhas abaixo uma seleção de informações interessantes e curiosidades sobre essa nação que um dia foi parte da União Soviética.

 

O Cazaquistão é o nono maior país do mundo. Também é o maior país sem costa marítima.

 

O termo qazaq (cazaque), que dá nome aos habitantes do país significa “livre”, “independente”. É provável que remeta à origem nômade da população.

 

O Cazaquistão fez parte da União Soviética entre 1922 e 1991, quando se tornou um Estado independente. Hoje, é um dos integrantes da COMUNIDADE DE ESTADOS INDEPENDENTES que aglutina países da antiga União Soviética.

 

A capital do país foi Almaty até 1997. Hoje, a capital é a moderna cidade de Astana.

 

Com 800 mil habitantes, Astana é a cidade que mais cresce no país. Os prédios de arquitetura moderna, shoppings e lojas de grife transformaram a nova capital Cazaque numa espécie de Dubai – um centro de atração para endinheirados – da Ásia Central.

 

A maior parte da população professa a religião islâmica. Existem ainda contingentes de católicos, luteranos, batistas e, principalmente, seguidores da Igreja Ortodoxa Russa.

 

Apesar da enorme extensão territorial (detalhe: o Cazaquistão é maior do que a Europa Ocidental), o país é pouco povoado. São apenas 15,5 milhões de habitantes, uma população menor do que a de regiões metropolitanas como… CONTINUE A LEITURA

Share: