O Nepal é um dos país mais procurados por seguidores do budismo e praticantes de alpinismo. O Everest, montanha mais alta do mundo, fica na fronteira entre esse país e a China. Percorra os tópicos a seguir e descubra algumas pequenas curiosidades sobre o Nepal. Você vai se surpreender.

 

O Nepal é um pequeno país asiático espremido entre as gigantescas, superpopulosas e poderosas China e Índia.

 

A maior parte do território nepalês é montanhoso. Considerada a montanha mais alta do mundo, com 8.848 metros de altura, o Everest fica na fronteira do Nepal com a região autônoma chinesa do Tibete.

 

O clima nepalês é predominantemente frio, com neve o ano todo nos picos montanhosos.

 

A capital nepalesa é a cidade de Katmandu.

 

A população local não chega a 29 milhões de pessoas – menor do que a da área metropolitana de Tóquio, no Japão.

 

O Nepal é um país pobre. Noventa por cento da população trabalha na agricultura e os índices de analfabetismo beiram os 80%.

 

Existem cerca de 12 etnias no país, seguidoras de religiões como hinduísmo, budismo, islamismo e cristianismo. Oitenta por cento dos nepaleses são hindus.

 

Conhecido no mundo todo como sherpas (ou xerpas), os membros dessa etnia costumam ganhar a vida como carregadores de bagagens de alpinistas. O mais conhecido deles é Tenzing Norgay Sherpa (lembrando que Sherpa também é um sobrenome), o segundo homem a atingir o pico do monte Everest.

 

O tipo de bovino mais comum nas montanhas altas do Himalaia e em boa parte da Ásia é o iaque. Os habitantes do Nepal utilizam quase tudo nesse animal, inclusive os longos pêlos, que os protegem do frio. O iaque é ainda com frequência usado como animal de carga.

 

Sidarta Gautama, o Buda, nasceu no território do atual Nepal.

 

A moeda local é a rupia nepalesa.

 

A bandeira nepalesa é uma das raras em todo o mundo que não possui formato retangular.

 

O Nepal foi uma monarquia absolutista até 2008, ano em que o país aderiu ao sistema republicano.

 

Khagendra Thapa Magar, o menor homem do mundo segundo o Guiness, com apenas 60 centímetros é nepalês (uma observação: ele perdeu recentemente o título para um colombiano).

 

A melhor época para visitar o Nepal é entre os meses de outubro e março.

 

Share: