A Califórnia é o mais rico e mais populoso estado norte-americano. Possui um PIB maior do que a maioria dos países. É a sede de empresas de entretenimento e de tecnologia dos mais diversos portes. Descubra alguns fatos impressionantes e curiosidades interessantes sobre a Califórnia através dos tópicos abaixo.

 

O nome Califórnia foi inspirado numa novela (Las Sergas de Espladián) escrita pelo espanhol Garcia Rodriguez de Montalvo. Nela, Montalvo descreve um paraíso fictício na costa oeste da América do Norte chamada justamente de Califórnia.

 

O estado é também conhecido pelo cognome Golden State.

 

O lema do estado da Califórnia é “Eureka!”.

 

Você sabia que a Califórnia foi descoberta por um português? Pois é, o primeiro explorador europeu a avistar o território da atual Califórnia foi o português João Rodrigues Cabrilho, a serviço da Espanha.

 

A Califórnia é o terceiro estado norte-americano em superfície, atrás do Alaska e do Texas.

 

Com mais de 38 milhões de habitantes, a Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos. Ela concentra 12% da população do país.

 

Quatro das 20 maiores cidades dos Estados Unidos estão na Califórnia. São elas: Los Angeles, São Francisco, São José e San Diego.

 

Los Angeles, São Francisco, São José, San Diego, Sacramento e Fresno, além de outras, possuem população superior a 1 milhão de pessoas.

 

Los Angeles é a cidade mais populosa do estado da Califórnia e a segunda dos Estados Unidos, atrás somente de Nova York. População em 2016: 3.792.621 habitantes.

 

Los Angeles é a oitava cidade mais rica do mundo, e a terceira dos Estados Unidos (primeiras colocadas: Nova York e Chicago).

 

Mais sobre Los Angeles: a cidade foi fundada como o nome de El Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Angeles del Río de Porciúncula (A Vila de Nossa Senhora, Rainha dos Anjos do Rio de Porciúncula).

 

Fundada em 1839, Sacramento, a capital do estado, é a cidade mais antiga da Califórnia.

 

Com cerca de 1 milhão de habitantes, São Francisco é a cidade mais densamente povoada da Califórnia e a segunda dos Estados Unidos, atrás de Nova York.

 

San Francisco é, ao lado de Los Angeles, Nova York e Chicago, uma das cidades mais multiétnicas dos Estados Unidos. Existem imigrantes de dezenas de países, sendo os mexicanos, chineses, ingleses, alemães e irlandeses os grupos mais expressivos.

 

San Francisco é a cidade com maior percentual de casais gays dos Estados Unidos. Aliás, acredita-se que 20% da população com mais de 15 anos seja LGBT – no distrito de Castro esse número salta para 40%.

 

A famosa ponte Golden Gate não é conhecida apenas por sua beleza, mas pelo altíssimo índice de pessoas que resolvem dar cabo da sua própria vida pulando dali.

 

A Califórnia é o mais rico estado norte-americano, responsável por mais de 15% do PIB dos Estados Unidos.

 

Se fosse um país independente, a Califórnia seria o 8º mais rico do mundo.

 

A Califórnia foi colonizada por espanhóis e já fez parte do México (de onde você acha que vieram nomes como Los Angeles e San Diego?). Só foi anexada pelos Estados Unidos depois da guerra com o México, por volta de 1850.

 

O estado da Califórnia é cortado por uma falha geológica chamada Falha de San Andreas. Ela é, literalmente, uma fissura na terra.

 

Um dos lugares mais quentes e secos do mundo é o Vale da Morte (Death Valley), no interior do estado.

 

Por falar nisso, você sabia que o ponto mais baixo das Américas – 86 metros abaixo do nível do mar – se situa na Califórnia, mais propriamente no Vale da Morte?

 

As árvores mais altas do mundo são as sequoias do Sequoia National Park, na Califórnia.

 

Existe um estado mexicano situado justamente abaixo da Califórnia chamado Baja California.

 

O Vale do Silício é uma região famosa por concentrar grande número de empresas de tecnologia. Entre as cidades do Vale estão São José, Palo Alto, Cupertino e Santa Clara, além de outras. E entre as empresas ali situadas podemos citar Apple, Google, Adobe, EBay, Intel, Yahoo! e Oracle.

 

O mais famoso distrito da cidade de Los Angeles é, sem dúvida, Hollywood. Conhecido por concentrar grandes estúdios de cinema (Paramount, Universal, CBS Columbia…), Hollywood é por muitos chamada de Meca do cinema mundial.

 

A maior atração turística da Califórnia não é nenhum parque de diversões, nem monumento, nem reserva ambiental, é a Calçada da Fama, em Hollywood. Suas 2.500 estrelas recebem mais de 10 milhões de turistas por ano.

 

O primeiro parque de diversões da Disney foi a Disneylândia, situado na região de Los Angeles.

 

O melhores vinhos dos Estados Unidos são os californianos. Os vinhos do tipo Chardonnay, Pinot Noir, Merlot e Cabernet Sauvignon, de qualidade europeia, são produzidos nos vales de Napa e Sonoma.

 

Situada na região de Palo Alto, a Universidade de Stanford é a terceira melhor dos Estados Unidos e uma das conceituadas do mundo.

 

Share: