Você sabia que a Rússia é formada por 21 repúblicas? E que a maior floresta do mundo está nesse país? Percorra os tópicos a seguir e conheça algumas curiosidades sobre a geografia e a cultura da Rússia e de sua gigantesca capital: a cidade de Moscou.

 

A Rússia é o maior país do mundo, ocupando 1/9 da área terrestre. Sua área é de 17.075.400 quilômetros quadrados, o dobro da brasileira. Ela domina metade da Europa e 1/3 do continente asiático.

 

As distâncias Leste-Oeste e Norte-Sul da Rússia são realmente grandes e significantes. Leste e Oeste são separados por mais de 9.000 quilômetros de terra. A distância mínima entre Norte e Sul é de 2.500 quilômetros e a máxima, de 4.000 quilômetros.

 

Existem por volta de 120 mil rios no país. A maioria permanece congelada durante o inverno.

 

A Rússia é subdividida em 89 regiões (Oblasts), entre os quais 21 repúblicas, nove territórios, quatro territórios autônomos, duas cidades federais (Moscou e São Petersburgo) e uma província autônoma judaica.

 

O Império Russo foi o terceiro maior império da história, abrangendo terras que iam da Polônia ao Alasca. Detalhe: as terras do Alasca foram vendidas aos Estados Unidos.

 

A Rússia foi o maior Estado da antiga União Soviética. Após a desintegração da União Soviética – cujo nome oficial era União das Repúblicas Socialistas Soviéticas –, passou a ser oficialmente chamada de Federação Russa.

 

A Rússia é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e Estado-membro da CEI – Comunidade de Estados Independentes, formada por ex-repúblicas da União Soviética.

 

A Rússia é um dos cinco Estados com armas nucleares do mundo. Ela possui, ao lado dos Estados Unidos, um gigantesco arsenal nuclear.

 

A capital e cidade mais populosa da Federação Russa é Moscou (também conhecida como Moscovo), com 10,5 milhões de habitantes.

 

A Rússia é um entre muitos países cuja população vem diminuindo ano a ano. Tanto é que, a estimativa populacional de 150 milhões de habitantes em 2002 passou para 144 milhões em 2016.

 

Localizada no Hemisfério Norte, a Rússia é um país de clima ártico, temperado e subtropical. As temperaturas máximas dificilmente passam dos 25º Celsus no verão. As mínimas variam entre -40º Celsius ao Norte e -8º Celsius no Sul durante o inverno.

 

O inverno russo é realmente “de matar” (pelo menos para um brasileiro acostumado ao clima tropical). As mínimas podem variar entre -20º Celsius e -40º Celsius no inverno siberiano. Aliás, a localidade de Oymyakon, onde as temperaturas podem bater na casa dos inacreditáveis -50º Celsius, é a cidade mais fria do mundo.

 

A maior parte da população da Federação Russa é formada pela etnia eslava russa (80%), mas há minorias expressivas como tártaros, ucranianos e bashkires. A religião predominante é o cristianismo ortodoxo.

 

Tudo bem que os russos representam 80% da população e que a língua russa é a mais falada. Na verdade, porém, existem mais de 160 grupos étnicos (de alemães protestantes a chechenos muçulmanos) no país, que falam cerca de 100 idiomas

 

As cidades mais populosas da Rússia são, pela ordem: Moscou, São Petersburgo, Novosibirsk, Ecaterimburgo, Novgorod e Samara.

 

Moscou é o principal centro financeiro do país. Sozinha, ela representa 22% do Produto Interno Bruto de todo o país. Detalhe: Moscou é a cidade com maior número de milionários do mundo.

 

Com 185 estações, o metrô de Moscou é um dos mais extenso do mundo. Em movimento, ele só perde para o metrô de Tóquio, no Japão.

 

Você sabia que a maior floresta do mundo não é a amazônica, mas a taiga russa? Formada por coníferas (pinheiros), a taiga ocupa boa parte do território da Rússia (43%), Escandinávia, Alasca e Canadá.

 

Localizada ao Norte da taiga, próximo ao Círculo Polar Ártico, a tundra suporta temperaturas extremamente frias. Por falar nisso, você sabia que o inverno na região de tundra duram de oito a nove meses?

 

Já foram encontrados diversos corpos de mamutes ainda em perfeito estado de conservação na região da Sibéria. Os mamutes se extinguiram há cerca de 10 mil anos.

 

O maior e mais profundo lago de água doce do mundo é o Baikal, localizado no extremo oeste russo. Ele possui profundidades que podem chegar a 1.680 metros. O Baikal é também lar da única foca de água doce do planeta.

 

O rio Volga é o mais extenso da Europa. Com 3.690 quilômetros, ele tem 98% de extensão em território russo. Detalhe: o Volga possui mais de 200 afluentes.

 

A mais extensa ferrovia do mundo é a Transiberiana, que liga Moscou a Vladivostock, uma cidade às margens do Oceano Pacífico. Ela atravessa dois continentes, 12 regiões e 87 cidades.

 

A maior parte dos russos é formada por teístas, mas os ateus representam 48% do total da população.

 

As missas nas igrejas ortodoxas são acompanhadas de pé e as mulheres costumam usar véus nas igrejas.

 

O Natal é comemorado pelos russos em 7 de janeiro.

 

Os russos não usam o alfabeto latino, mas o cirílico.

 

A Rússia é o maior produtor mundial de cevada, trigo sarraceno, aveia, semente de girassol e centeio.

 

O pão típico da Rússia é o pão de centeio.

 

A Rússia possui o segundo maior arsenal nuclear do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos.

 

Os russos mantém o hábito de receber as visitas com pão enfeitado e sal.

 

O custo de vida é altíssimo em Moscou. Acredite, um simples cafezinho, por exemplo, não sai por menos de R$ 10,00 (dado de 2010).

 

Não existe muita diferença de sotaque entre uma região e outra da Rússia. Mesmo vivendo num país imenso, os russos usam praticamente o mesmo padrão de pronúncia e o mesmo vocabulário.

 

Os russos utilizam o nome do pai como um nome médio e adicionam o vich (filho de) para meninos, ovna ou evna (filha de) para meninas.

 

Você acha os russos sisudos? Acha o presidente Vladimir Putin com cara de poucos amigos? Pois a explicação é cultural. Os russos não costumam sorrir para quem não é amigo – e muito menos em ocasiões formais.

 

Uma das redes sociais mais populares no país é a VKontakte, com milhões de russos inscritos. Ela funciona com comunidades, sendo mais ou menos parecida com o Orkut. Aliás, existem quase 1 milhão de brasileiros inscritos na VK.

 

A Rússia é provavelmente o país com o maior número de chapelarias do mundo. Explica-se: como usam casacos pesados durante o inverno, eles precisam tirá-los quando chegam a um estabelecimento como um restaurantes. Além dos restaurantes, os museus, galerias, cafés e lanchonetes possuem chapelarias.

 

Os russos são extremamente formais (pelo menos para nós, latinos). São pontuais em seus encontros, mantém uma proximidade física maior do que os norte-americanos, formam filas ordenadas (furar uma fila é o cúmulo da falta de educação), não interrompem os interlocutores e são diretos em suas opiniões e solicitações. Se o seu chefe quiser demiti-lo, ele será direto. Ao invés de dizer “infelizmente, a empresa está dispensando os seus serviços a partir de hoje”, ele dirá: “Você está demitido”. E ponto final.

 

Grupos nacionalistas e de extrema direita são bastante comuns na Rússia. Eles costumam promover manifestações contra gays, imigrantes, muçulmanos e outros grupos. Não é raro que um desses grupos apele para a violência.

 

Russos famosos: Alexander Pushkin, Alexander Borodin, Nikolai Gogol, Ivan Turgueniev, Anton Tchekov, Maxim Gorky, Leon Tolstoi, Sergei Rachmaninov, Fiodor Dostoievsky, Mikail Baryshnikov, Vaslav Nijinsky, Rudolf Nureyev, Piotr Tchaikovsky, Yuri Gagarin, Dmitri Mendeleev, Nikolai Rinsky-Korsakov, Igor Stravinsky, entre outros.

 

Share: