A Sibéria fica no extremo do norte da Ásia, entre os montes Urais e o oceano Pacífico. Abrange a maior parte do território russo. É uma das regiões mais geladas do planeta, onde a temperatura pode ultrapassar os 50º Celsius negativos. Descubra algumas curiosidades fascinantes sobre essa imensa e inóspita região.

 

A Sibéria compreende quase 60% do território da Rússia, o maior país do mundo.

 

As florestas de coníferas – também chamadas de floresta boreal ou taiga – ocupam a maior parte da Sibéria. O extremo norte predomina a tundra, um ecossistema constituído de gramíneas, musgos e líquens resistentes ao frio da região.

 

A maior floresta do mundo é a boreal. Ela cobre grandes extensões do norte da América, da Europa e da Ásia. Aliás, o país com a maior cobertura de florestas é a Rússia.

 

A cidade mais fria do mundo é Yakutsk, na Sibéria. No inverno, as temperaturas podem girar em torno de -50º Celsius (isso mesmo: 50 abaixo de zero!).

 

Uma das regiões mais remotas do mundo é a península de Kamtchatka, na costa do Pacífico. Além de extensas áreas de florestas, ela possui uma imensa… CONTINUE A LEITURA

Share: