O nome completo de Che Guevara era Ernesto Guevara da la Serna. Ele nasceu na Argentina em 1928. Veja alguns fatos curiosos sobre a sua origem e trajetória nas linhas abaixo.

 

Che Guevara nasceu em 14 de junho de 1928. Outras personalidades que nasceram num 14 de junho: Leila Diniz (atriz brasileira), Camila Pitanga (atriz brasileira), Marcos Pasquim (ator brasileiro), Boy George (músico britânico), Dalton Trevisan (escritor brasileiro), Lavínia Vlasak (atriz brasileira) e Donald Trump (empresário e presidente norte-americano).

 

Che Guevara nasceu na cidade argentina de Rosário, na província de Santa Fé. Rosário recebeu esse nome em homenagem a Virgem do Rosário (Nossa Senhora do Rosário).

 

Ernesto era o mais velho dos cinco filhos do casal Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa. Foi Celia a primeira pessoa a incutir ideais políticos da cabeça do filho.

 

Na companhia do amigo Alberto Granado, o jovem Ernesto percorreu quase toda a América do Sul numa moto chamada La Poderosa. A viagem de Granado e Guevara foi retratada no filme Diários de Motocicleta, do cineasta brasileiro Walter Salles.

 

Apesar do nome La Poderosa, a moto Norton de 500 cilindradas só aguentou a viagem até o Chile. Che foi obrigado a prosseguir de ônibus e de carona.

 

Nem todos os simpatizantes de Guevara sabem, mas ele tinha mania de escrever diários. Sua viagem pela América do Sul foi fielmente contada em seus escritos. Aliás, Guevara manteve o costume de escrever em diários até os seus últimos dias.

 

Outra curiosidade que nem todos os simpatizantes sabem: o revolucionário Guevara era formado em medicina.

 

A primeira esposa de Che foi uma militante de esquerda peruana chamada Hilda Gadea.

 

Refugiado no México em virtude de sua ligação com partidos de esquerda da Guatemala, Che acaba conhecendo por lá os revolucionários cubanos Raúl e Fidel Castro.

 

Inspirado pelos ideais socialistas e pela luta dos cubanos contra a ditadura do presidente Fulgencio Batista, Che viaja para Cuba para lutar ao lados dos revolucionários na Sierra Maestra.

 

Com a queda de Fulgencio Batista e tomada do poder pelos revolucionários liderados por Fidel Castro, Che acaba se tornando a segunda personalidade mais importante de Cuba. Aliás, ele ainda é muito venerado por lá. É possível encontrar referências a Che de leste a oeste da ilha.

 

Ao desembarcar em Cuba, Che foi seriamente ferido no pescoço pelas tropas de Fulgencio Batista. Dos mais de 80 guerrilheiros que o acompanhavam, apenas 15 sobreviveram.

 

Outra curiosidade: Che partiu para Cuba como médico do exército rebelde de Fidel Castro.

 

Além de ser um dos responsáveis pela instalação do socialismo em Cuba, Che exerceu diversas funções no novo governo de Fidel Castro.

 

A imagem acima (a mais reproduzida da história) foi feita pelo fotógrafo cubano Alberto Korda em 5 de março de 1960 durante uma homenagem aos mortos durante uma explosão em Havana.

 

Você sabia que Che Guevara foi homenageado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul pelo presidente brasileiro Jânio Quadros (aquele mesmo que renunciou e, sem querer, abriu o caminho para o golpe militar de 1964)?

 

Além de exercer a função de médico, Che também trabalhou como fotógrafo. Foi ainda voluntário dos Jogos Pan-Americanos de 1955 na Cidade do México.

 

Mesmo quando era ministro, Che costumava se dedicar a trabalhos voluntários. Ele chegava a colher cana-de-açúcar com o povo.

 

Che chegou na Bolívia em 1957 para organizar um fogo guerrilheiro no país. Um dos seus maiores sonhos, aliás, era espalhar o ideal socialista pela América Latina.

 

Ernesto foi capturado em 8 de outubro de 1967 na Bolívia e executado no dia seguinte.

 

Os despojos de Che só foram encontrados cerca de 30 anos após a sua morte, na localidade boliviana de Vallegrande. Levados para Cuba, foram identificados através de DNA e hoje repousam num mausoléu construído em sua homenagem.

 

Na versão de um suposto agente da CIA que ajudara a enterrar Che Guevara, as suas mãos foram retiradas por um médico. Curiosamente, os restos que hoje repousam em Cuba possui as mãos.

 

Outra curiosidade: Che também lutou no Congo Belga, na África.

 

Che Guevara era um excelente enxadrista.

 

“Che” é uma espécie de gíria argentina que significa “cara” – o próprio Che usava essa gíria para todas as pessoas com quem falava.

 

Ernesto Che Guevara teve cinco filhos: Hilda, Aleidita, Camilo, Célia e Ernesto.

 

Quando adolescente, era chamado de “Chancho” (porco) porque não era muito chegado em tomar banho com frequência.

 

Fios de cabelo que supostamente eram de Che foram leiloados e vendidos nos Estados Unidos em 2007.

 

A famosa frase “É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais…” (tradução em português) de Che Guevara, é uma das mais conhecidas do mundo.

 

Share: