Você sabia que a floresta amazônica não é a maior do mundo? Sabia também que alguns dos seres vivos com maior longevidade são árvores? Percorra as linhas adiante e descubra alguns fatos curiosos e inesperados sobre as florestas. Você vai ficar surpreso.

 

As florestas cobrem 30% do solo do planeta. Parece muito, mas hoje elas ocupam uma área 1/3 menor do que ocupavam na época do surgimento da agricultura.

 

As florestas tropicais úmidas estão localizadas na Ásia, África, América e algumas ilhas do Pacífico, mas o Brasil abriga quase metade delas.

 

A maior floresta tropical é a floresta amazônica. Mas, acredite, ela não é a maior do planeta. A maior é a floresta boreal, que cobre quase todo o norte da Terra.

 

Conhecida como taiga, a floresta boreal é formada por árvores coníferas típicas de lugares frios. A taiga é comumente encontrada no norte do Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia e norte do Japão.

 

As sequoias são os maiores seres vivos do planeta. São também algumas das plantas com maior longevidade. Já foram descobertas árvores com mais de 4 mil anos de idade. As sequoias são encontradas principalmente na costa oeste dos Estados Unidos.

 

Os países com as maiores áreas de florestas do mundo são: Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, China, Austrália, República Democrática do Congo, Indonésia, Peru e Índia.

 

O país com a maior cobertura florestal é a Rússia, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, 22% das áreas de floresta do planeta.

 

A Mata Atlântica é a segunda maior extensão de florestas tropicais do Brasil. Já ocupou 1,3 milhão de quilômetros quadrados, mas hoje reduz-se a apenas 12% disso.

 

O Brasil é o país que tem a flora mais rica do mundo. Dizem que existe por aqui cerca de 50 mil espécies. Só a Amazônia possui 2.500 espécies de árvores.

 

Embora possua 60% de sua cobertura em terras brasileiras, a floresta amazônica se estende por vários países sul-americanos: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Equador.

 

Das 483 espécies de mamíferos brasileiros, 324 vivem na Amazônia. Para se ter uma ideia, das 141 espécies de morcegos, 125 voam na região. A Amazônia também possui um terço dos insetos da Terra.

 

Com cerca de 1.622 espécies, a Amazônia abriga metade das aves conhecidas do mundo.

 

Existem na Amazônia 468 espécies de répteis e 517 de anfíbios.

 

Localizadas no Sul do Brasil, as florestas de araucárias são também chamadas de florestas ombrófilas mistas.

 

As queimadas de florestas são responsáveis por 16% do dióxido de carbono liberado por ano na atmosfera.

 

Você sabia que são derrubadas cerca de 13 milhões de hectares por ano de florestas, uma área do tamanho da Grécia ou da Nicarágua? Os maiores desmatamentos ocorrem no Sudeste Asiático, na África e na América do Sul.

 

Além de diminuírem os riscos de erosão, as florestas contribuem para a manutenção do ciclo hidrológico e da estabilidade do clima do planeta.

 

O país que possui a maior extensão de floresta plantada com objetivos preservacionistas é o Japão, seguido da China.

 

Share: