Os primeiros telefones celulares pesavam cerca de 1 quilo e possuíam uma bateria que não durava mais de 20 minutos. Não tinham internet e muitos menos redes sociais como WhatsApp e Facebook. Veja nas próximas linhas algumas curiosidades sobre o telefone celular, aparelho que revolucionou o nosso comportamento.

 

A primeira chamada de um telefone móvel para um fixo foi realizada pela empresa Motorola em 1973.

 

O primeiro aparelho lançado no mercado foi o Motorola DynaTAC 8000x (o “tijolo” da foto acima), em 1983. Acredite, eles custavam em torno de US$ 2.500, uma fortuna para a época.

 

Os primeiros modelos pesavam cerca de 1 quilo e tinham 30 centímetros de altura. A bateria durava somente 20 minutos e levava 10 horas para ser carregada.

 

A primeira mensagem de texto foi enviada no final de 1991 nos Estados Unidos. Foi um Feliz Natal bastante singelo, mas que revolucionou a maneira como nos comunicamos.

 

Celulares são aparelhos que transformam dados como a voz de uma pessoa em sinais elétricos que são enviados para o aparelho receptor como ondas de rádio.

 

O mundo possuía 7 bilhões de celulares em funcionamentos até o início de 2015. Isso dá mais ou menos um aparelho para cada pessoa no planeta.

 

O país com maior número de celulares é a China, com 830 milhões de aparelhos. Em segundo lugar está a Índia, com 670 milhões.

 

No Brasil, são 235 milhões de aparelhos em funcionamento. Detalhe: a população brasileira era de 205 milhões de pessoas no ano de 2015.

 

Todos os dias, 2 milhões de pessoas compram um celular.

 

O Iphone, o aparelho revolucionário da norte-americana Apple, foi apresentado em janeiro de 2007 e colocado à venda em julho do mesmo ano nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Até 2014, foram vendidos 500 milhões de modelos em todo o mundo.

 

Mais de 120 milhões de celulares foram descartados (isso mesmo: jogados fora!) todos os anos no mundo inteiro em 2010. Agora, imagine o número de aparelhos descartados atualmente.

 

Pesquisas indicam que falar ao celular no volante aumenta em quatro vezes as chances de acidente de trânsito.

 

Enviar mensagens pelo celular enquanto dirige mata por volta de 6 mil pessoas todos os anos somente nos Estados Unidos.

 

O Brasil possui a quinta tarifa mais cara do mundo em ligações feitas para a mesma operado. Em ligações para operadoras diferentes, a tarifa mais cara é a brasileira.

 

Cerca de 42% do valor de uma ligação são encargos e impostos.

 

Os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, possuem mais aparelhos celulares do que habitantes.

 

Uma última curiosidade: você sabia que existe na Finlândia um bizarro Campeonato Mundial de Arremesso de Celular?

 

(Obs.: as informações contidas nesse post são referentes aos anos de 2010 a 2018)

Share: