Produtor de desenhos como Toy Story, Procurando Nemo, Monstros S.A. e Os Incríveis, os estúdios Pixar acabaram com o tempo se tornando uma divisão da Walt Disney Company. Percorra as linhas a seguir e descubra algumas curiosidades sobre a sua história e seus irresistíveis desenhos.

 

A Pixar começou com uma divisão da Lucasfilme, do diretor norte-americano George Lucas (criador da série Star Wars). Nessa época, ela se chamava Graphics Group.

 

A empresa foi comprada por Steve Jobs, da Apple, por US$ 10 milhões e rebatizada como Pixar. Detalhe: Pixar vem do espanhol “pixar”, que significa “fazer pixels”.

 

No princípio, a Pixar fazia apenas softwares para animação.

 

Toy Story, o primeiro sucesso dos estúdios, foi produzido graças a um contrato com a Walt Disney Company para fazer três longas de animação.

 

O sucesso de Toy Story foi tão grande que levou a Disney a prolongar o contrato com a Pixar. Com esse contrato de 10 anos, a Pixar teria que fazer cinco novos filmes para a empresa fundada por Walt Elias Disney.

 

O que poucas pessoas sabem atualmente é que meses antes do lançamento de Toy Story chegou aos cinemas brasileiros um desenho de longa metragem feito em computação gráfica chamado Cassiopeia. E o que isso significa? Que Cassiopeia é o primeiro desenho de longa metragem em computador da história.

 

Desentendimentos em relação aos lucros levaram Disney e Pixar a romperem o acordo. Na época, a Pixar chegou a procurar um novo distribuidor para seus filmes. Em contrato assinado em 2006, a Pixar acabou sendo vendida para a Disney.

 

A compra da Pixar pela Disney fez de Steve Jobs o maior acionista individual da empresa de entretenimento.

Lançado em 1995, Toy Story foi o primeiro longa de animação da história feito totalmente com o uso de computação gráfica.

 

O primeiro nome do personagem Buzz Lightyear, de Toy Story, foi Lunar Larry.

 

Toy Story foi tão bem recebido pela crítica e pelo público que quatro anos depois, foi lançada a sequência Toy Story 2. O curioso é que até 2011, Toy Story – no de estreia de Carros 2 – foi a única produção Pixar a ter sequências.

 

O principal responsável pelo sucesso de Toy Story foi o norte-americano John Lasseter. O curioso é que Lasseter tinha sido demitido da Disney tempos antes. Hoje, ele é diretor de criação da Pixar e da Walt Disney Animation.

 

Procurando Nemo foi um dos desenhos mais rentáveis da história da animação. O filme arrecadou US$ 70 milhões na sua estreia.

 

Merida, a protagonista do desenho Valente, possui 1.500 cachos feitos individualmente pelos animadores.

 

A personagem Edna Moda, de Os Incríveis, ajudou a apresentar o Oscar de melhor figurino em 2005.

 

Todos os desenhos de longa metragem feitos pela Pixar estão entre os 50 filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

 

Share: