O nome completo do apresentador Fausto Silva – que é mais conhecido como Faustão – é Fausto Correa Silva. Ele iniciou a carreira com apenas 15 anos de idade. Veja a seguir outras curiosidades e fatos interessantes sobre o apresentador, sua carreira e seu programa dominical: o Domingão do Faustão.

 

Fausto Silva nasceu na cidade paulista de Porto Ferreira em 2 de maio de 1950. Porto Ferreira é vizinha das cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Araras e Pirassununga. É conhecida como Capital da Cerâmica, devido à quantidade de fábrica de louças.

 

Ele tem cinco irmãos, sendo um deles a apresentadora Leonor Correa. Pouca gente lembra, mas Leonor foi durante muito tempo apresentadora do programa Vitrine, na TV Cultura.

 

Fausto iniciou a carreira com apenas 15 anos, como repórter da rádio Centenário de Araras. Com o decorrer dos anos, trabalhou nas rádios Cultura, Record, Jovem Pan, Excelsior e Globo.

 

O programa de maior sucesso no rádio foi Balancê, que contava com a participação de artistas, políticos e outras personalidades. Fausto atuava como repórter e muitas vezes como apresentador. O Balancê era um programa de variedades com forte apelo humorístico, o que ajudou a torná-lo mais conhecido da mídia.

 

Um dos maiores incentivadores da carreira de Fausto Silva foi o locutor esportivo Osmar Santos. Foi Osmar quem o levou para a rádio Globo e comandou o programa Balancê, com participação de Fausto.

 

Foi Goulart de Andrade quem convidou Fausto Silva para trabalhar na TV Gazeta de São Paulo. Batizado de Perdidos na Noite, o programa foi ao ar pela primeira vez em 1984. Com o sucesso, Faustão trocou de emissoras outras duas vezes. Primeiro foi para a Record e depois, para a Bandeirantes.

 

O Domingão do Faustão surgiu em 1989, nas tardes de domingo da Globo. É até hoje um dos programas mais antigos da emissora. Um dos quadros de maior popularidade é o das Vídeocassetadas, que existe desde o primeiro momento em que o programa foi ao ar.

 

Desde a sua estreia, o Domingão do Faustão apresentou cerca de 30 quadros diferentes. Os mais lembrados pelo público são: Pegadinhas do Faustão, Vídeo-Cassetadas, Se Vira nos 30, Dança dos Famosos e Arquivo Confidencial.

 

Fausto Silva foi casado durante 10 anos com a ex-modelo e artista plástica Magda Collares, com quem teve uma filha. Atualmente, é casado com a jornalista e também ex-modelo Luciana Cardoso, que lhe deu mais dois filhos.

 

Os cantores com as maiores presenças no palco do Domingão do Faustão foram o sertanejo Leonardo e o pop Latino. A atriz com maior número de participações foi Cláudia Raia. Ninguém, no entanto, esteve tantas vezes no programa quanto a comediante Dercy Gonçalves: 89 participações.

 

Uma das primeiras personalidades a se apresentar no Domingão do Faustão foi a cantora e apresentadora de TV Xuxa Meneghel.

 

Entre as atrações estrangeiras que já pisaram no palco do Domingão do Faustão estão Black Eyed Peas, Scorpions, Men at Work, Simply Red, Ray Conniff, Julio Iglesias, Jimmy Cliff, Jason Mraz, Mariah Carey, Rick Martin, Alejandro Sanz, Tony Bennett, Shakira e Akon.

 

Fausto Silva costuma receber os participantes eliminados do Big Brother Brasil desde a primeira edição do reality show.

 

Atrizes como Flávia Alessandra, Nívea Stelmann, Samara Felippo e Adriana Esteves iniciaram a carreira participando de um quadro sobre novos talentos no Domingão do Faustão.

 

O Prêmio Melhores do Ano estreou em 1995. O primeiro ator a ganhar o prêmio foi José Mayer, por seu papel na novela História de Amor. A primeira atriz foi Aracy Balabanian, por A Próxima Vítima.

 

O troféu Mário Lago recebeu esse nome em homenagem ao ator e músico Mário Lago. Com o objetivo de premiar os artistas pelo conjunto da sua obra, ele já foi entregue a grandes ídolos da TV como Tony Ramos, Antônio Fagundes e Regina Duarte (detalhe: Regina recebeu o prêmio das mãos da apresentadora Hebe Camargo).

 

O último programa de TV em que os músicos do Mamonas Assassinas participaram ao vivo foi o Domingão do Faustão. Os integrantes do grupo morreram no final de semana seguinte, vítimas de uma acidente aéreo próximo na Serra da Cantareira, em São Paulo.

 

O programa teve que ser diversas alterado na última hora em virtude da morte de personalidades. Assim foi com a morte de Ayrton Senna, dos Mamonas Assassinas e da princesa Diana.

 

Fontes: Wikipédia, Memória Globo, Purepeople, Terra.

Share: