Capital do Reino Unido, Londres é uma das mais populosas e dinâmicas cidades da Europa. Acompanhe as linhas abaixo e descubra algumas curiosidades sobre a sua história, sua geografia e suas principais atrações turística. Você vai se surpreender.

 

Londres foi fundada pelos romanos com o nome de Londinium no ano de 43 depois de Cristo. Não existe consenso sobre o significado da palavra Londinium, mas alguns estudiosos acreditam que seja “seguindo o rio”.

 

Construída pelos romanos no século II, a muralha em torno da cidade (ela tinha cerca de 3 quilômetros) sobreviveu por 1.600 anos.

 

Londinium foi capital da província romana da Britânia. Com a queda do Império Romano, a cidade, que contou 60 mil habitantes em seu auge, foi praticamente abandonada.

 

Lundenwic, uma cidade saxônica, foi construída a cerca de 1 quilômetro da antiga Londinium. Lundenwic prosperou até 851 depois de Cristo, quando foi destruída pelos vikings. Cerca de 27 anos depois, o rei Alfredo, o Grande estabeleceria a nova cidade dentro da antiga Londinium.

 

Em virtude de um grande incêndio, a cidade foi totalmente reformulada em 1666.

 

A Igreja do Colegiado de São Pedro, mais conhecida como Abadia de Westminster (detalhe: Westminster é um distrito de Londres) é onde todos os monarcas britânicos são coroados.

 

Tido como um dos rios “urbanos” mais limpos do mundo, o rio Tâmisa já foi tão poluído que o Parlamento Britânico era obrigado a interromper as sessões por causa do mau cheiro.

 

A Tower Bridge (Ponte da Torre) é um dos pontos turísticos mais visitados de Londres. Foi inaugurada em 1894 e abriga uma exposição permanente sobre sua história. A Tower Bridge aparece em diversos filmes famosos: O Diário de Bridget Jones, 007: O Mundo Não É O Bastante, O Retorno da Múmia, My Fair Lady e Sherlock Holmes.

 

A Torre de Londres (London Tower) fica praticamente ao lado da Tower Bridge. É conhecida como Her Majesty’s Royal Palace and Fortress The Tower of London (O Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestade A Torre de Londres). Foi construída em 1078 para servir de fortificação para a cidade. Diversas personalidades históricas estiveram presas lá, entre elas Francis Bacon e Walter Raleigh. Uma das mais conhecidas personalidades executadas na torre foi a rainha Ana Bolena.

 

O Palácio de Buckingham é a residência oficial do monarca britânico. Ele recebeu esse nome por que foi construído pelo Duque de Buckingham, em 1713.

 

O Hyde Park foi o primeiro parque aberto ao público de Londres. A área onde foi construído pertencia aos monges da antiga Abadia de Westminster. Ele, porém, se tornou conhecido em todo o mundo por abrigar grandes espetáculos musicais, principalmente de rock. Lá se apresentaram grupos como Queen, Rolling Stones, Foo Fighters, Bon Jovi e outros. Em dias recentes, foi inaugurado um memorial em homenagem a princesa Diana.

 

O mais antigo sistema de metrô do mundo é o de Londres. Chamado de London Underground, ele foi inaugurado em 1863. Atualmente, o metrô londrino transporta mais de 1,5 bilhão de pessoas por ano.

 

O Museu de Cera de Madame Tussaud recebeu esse nome em homenagem a modelista francesa Marie Tussaud (1761-1850). Além de Londres, o museu mantém filiais em diversas cidades do mundo.

 

A Trafalgar Square tem esse nome por causa da Batalha de Trafalgar (uma batalha naval entre França e Inglaterra), vencida pelas forças inglesas. Nela, existe uma coluna em homenagem ao Almirante Nelson, militar que desempenhou papel importante na batalha.

 

Próxima a Trafalgar Square está a National Gallery, um dos mais importantes museus de arte do mundo. Inaugurada em 1924, a NG abriga obras dos maiores pintores de todos os tempos, como Pablo Picasso, Van Gogh, Monet, Caravaggio e Rubens.

 

Inaugurada em 1999, a London Eye foi durante anos a maior roda gigante do mundo. Apesar de ter perdido o posto para uma roda semelhante na cidade chinesa de Nanchang, a London Eye é uma dos pontos turísticos mais visitados da capital britânica.

 

Ao contrário do que todos pensam, Big Ben não é o relógio e tampouco a torre, é o sino da torre. O nome do relógio é Tower Clock.

 

Londres é um dos principais destinos turísticos do mundo, sendo visitada por cerca de 27 milhões de pessoas por ano.

 

A população da região metropolitana de Londres, que é de 12 milhões de habitantes, vive nas seguintes localidades: City of London, Westminster, Kensington e Chelsea, Hammersmith e Fulham, Wandsworth, Lambeth, Southwark, Tower Hamlets, Hackney, Islington, Camden, Brent, Ealing, Hounslow, Richmond, Kingston, Merton, Sutton, Croydon, Bromley, Lewisham, Greenwich, Bexley, Havering, Barking and Dagenham, Redbridge, Newham, Waltham Forest, Haringey, Enfield, Barnet, Harrow e Hillingdon.

 

Londres é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo, rivalizando com Metrópoles como Nova York, Los Angeles e Paris. Lá é possível encontrar dezenas de comunidades estrangeiras: norte-americanos, franceses, latinos, árabes, indianos, chineses, paquistaneses, gregos, caribenhos e judeus.

 

Share: