Você sabia que a orca é, vamos assim dizer, uma espécie de golfinho? Sabia também que os golfinhos usam uma espécie de sonar para se localizar no oceano? Veja nessa lista algumas curiosidades e informações muito interessantes sobre os simpáticos golfinhos.

 

Golfinhos são mamíferos da ordem dos cetáceos, a mesma das baleias. Estão divididos em duas famílias: a Delphinidae, com 30 espécies de água salgada; e a Platanistidae, com quatro de água doce.

 

Os cientistas possuem evidências indiscutíveis de que mamíferos marinhos como focas, morsas, baleias e golfinhos evoluíram da terra para a água.

 

A espécie de golfinho mais conhecida é a nariz de garrafa – a do personagem Flipper –, com cerca de 2 metros e 250 quilos.

 

O maior golfinho do mundo é a orca (que, aliás, é continuamente confundida e chamada de baleia), com quase 7 metros. A menor espécie é o boto-tucuxi, da Amazônia, com 1,2 metros.

 

Os maiores inimigos naturais dos golfinhos são os tubarões, as orcas e, obviamente, os humanos.

 

Um golfinho pode mergulhar até 300 metros de profundidade e nadar a 50 quilômetros por hora.

 

Os bandos de golfinhos podem ter de dois a quase mil integrantes.

 

O bico do golfinho é, na verdade, o seu maxilar. Os golfinhos costumam usá-los como arma de defesa durante ataques de tubarões.

 

Centenas de milhares de golfinhos morrem todos os anos presos nas redes dos pescadores. Como não conseguem subir até a superfície para respirar, eles normalmente morrem afogados.

 

Golfinhos vivem de 20 a 30 anos.

 

A gestação das fêmeas dos golfinhos dura 12 meses.

 

Golfinhos só tem o cérebro menor do que o dos humanos. Em compensação, seu cérebro é… CONTINUE LENDO

Share: