O Surrealismo foi um movimento literário e artístico surgido na França na década de 1920. Um dos seus principais representantes foi o belga René Magritte. Conheça as curiosidades e fatos inusitados sobre a vida desse excelente artista através dos tópicos a seguir.

 

O nome completo do artista belga René Magritte era René François Ghislain Magritte.

 

Aos 13 anos, Magritte testemunhou o suicídio da mãe, evento que marcaria para sempre a sua vida. Reza uma lenda (não comprovada!) que ele teria encontrado o corpo boiando num rio, coberto por um tecido. Isso influenciaria diversos quadros do artista, em que aparecem pessoas com o rosto coberto.

 

Magritte teve diversos empregos antes de se tornar um pintor consagrado, um deles como desenhista de papel de parede e outro como designer de cartazes publicitários.

 

Era simpatizante tanto do Surrealismo quanto do chamado realismo mágico, uma escola que tenta dar uma verossimilhança estética ao fantástico e ao irreal.

 

Cultivou uma grande amizade por intelectuais como André Breton, Paul Éluard e Marcel Duchamp, que conhecera durante uma passagem por Paris.

 

Entre os inúmeros boatos sobre o artista, um deles é bastante polêmico. Consta que teria criado falsificações de artistas como Giorgio De Chirico, Max Ernst e Pablo Picasso.

 

Uma garrafa de vinho com uma pintura de mulher feita por Magritte foi leiloada e vendida em Nova York por nada menos que US$ 700 mil. A imagem deve ter sido feita durante a Segunda Guerra Mundial, quando havia uma escassez de telas para pintura na Europa.

 

Figuras com chapéu coco são comuns em sua obra. Muitos ainda acreditam que sejam autorretratos. Sendo ou não, o fato é que Magritte costumava usar esse tipo de chapéu.

 

Localizado em Bruxelas, o Museu Magritte funciona no edifício de um antigo hotel. Com cerca de 200 obras do artista, ele vem sendo elogiado pela qualidade e pelo belo acervo. O detalhe é que os principais quadros do pintor não estão lá, mas em outros museus.

 

A obra de Magritte só passou a ser mundialmente reconhecida a partir dos anos 1960 (detalhe: ele faleceu em 1967). Ela influencia até hoje diversos artistas, além de ícones de cultura pop.

 

Fontes: Wikipédia, Guia do Estudante, Mega Curioso.

 

Share: