A poetisa e escritor inglesa Emily Jane Brontë nasceu em 30 de julho de 1818 e morreu em 1848, com apenas 30 anos de idade. Foi quem escreveu o clássico O Morro dos Ventos Uivantes, um dos mais conhecidos clássicos da língua inglesa. Percorra as linhas abaixo e descubra algumas curiosidades sobre sua vida e sua obra.
Emily era irmã das também escritoras Charlotte e Anne Brontë. Só para lembrar: Charlotte é autora de Jane Eire, outro grande clássico da literatura europeia.
Elas possuíram outra duas irmãs: Mary e Elizabeth, que faleceram em virtude de doenças contraídas num colégio interno.
Emily e suas irmãs eram filhas do reverendo Patrick Brontë, o que as levou a passar grande parte de suas infâncias na casa paroquial da comunidade onde viviam. Elas passavam o tempo lendo e compondo, o que fez despertar o talento de Emily.
Fluentes em francês e alemão, Emily e Charlotte abriram um escola para dar aulas, mas o empreendimento não deu certo por causa da falta de alunos.
Emily era tão tímida que preferia ficar em casa a frequentar encontros sociais. Costumava escrever poemas, mas sempre escondia eles devido à timidez.
As irmãs Brontë lançaram seus poemas sob os pseudônimos Currer, Ellis e Acton Bell. Uma pequena editora se interessou em publicá-los, desde que arcassem com os custos. Acredite se quiser, mas elas conseguiram vender somente dois exemplares.
A primeira tradução no Brasil de O Morro dos Ventos Uivantes, único livro de Emily, foi… CONTINUE A LEITURA