Dante Alighieri foi um poeta e escritor nascido onde hoje é a Itália. Tornou-se mundialmente famoso pela obra A Divina Comédia, lançada de início como A Comédia. Dante é reconhecido como o pai da língua italiana. Descubra nas próximas linhas algumas curiosidades sobre a sua vida, sua obra e sua maior inspiração: Beatriz.

 

O poeta e escritor italiano Dante Alighieri nasceu na cidade de Florença provavelmente entre 20 de maio e 20 de junho de 1265. Uma observação: Florença, assim como toda a península itálica, era nessa época um Estado independente.

 

Um dos fatos mais marcantes da vida de Dante ocorreu por acaso, quando ele tinha apenas nove anos: o encontro com Beatriz, sua eterna musa, nas ruas de Florença. Mas, como era comum na época, o jovem Dante já estava prometido por seu pai a uma outra mulher.

 

Ninguém sabe quem era Beatriz. Supõe-se que tenha sido Beatriz Portinari, jovem que se casou com um aristocrata florentino.

 

Apesar de ainda ser uma criança para os padrões atuais, Dante casou-se aos 14 anos de idade com a jovem Gemma Donatti, com quem teria três filhos.

 

Ao saber da morte de Beatriz, Dante escreveu vários poemas angustiados em sua obra Vida Nova. E no último capítulo, deixa a seguinte promessa: não escrever mais nada sobre Beatriz, a menos que seja sobre algo que nunca foi dito sobre uma mulher. Foi assim que A Divina Comédia começou a surgir.

 

Dante é considerado o fundador da moderna língua italiana. Tal reconhecimento se deve ao fato de que ao rejeitar o latim – a língua erudita da época – e escrever em italiano vulgar, deu o pontapé inicial para a difusão da língua.

 

A Divina Comédia não tem nada de engraçado. Ela recebeu esse nome porque na época em que foi escrita, considerava-se as histórias com finais felizes como comédia e as com finais tristes, como… CONTINUE A LEITURA

Share: